Aluno do ETSP em aula prática no lago de Itaipu, Foz do Iguaçu (PR)

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) qualificou 30 novos Bombeiros Militares, Policiais Civis e funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), realizado entre 20 e 24 de junho.

O curso, que teve duração de 40 horas presenciais, foi ministrado na sede do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz de Iguaçu, visando qualificar os servidores a conduzir embarcações orgânicas de até oito metros de comprimento, empregadas na navegação interior.

aluno destaque de turma recebendo certificado de conclusao do curso
Aluno destaque de turma recebe certificado de conclusão do curso

Durante os três módulos teóricos foram abordados temas relativos à Segurança do Tráfego Aquaviário, à salvaguarda da vida humana e o combate à poluição hídrica. Já no módulo prático, foram ministradas aulas de condução de embarcações e de motoaquática.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).