Marinha inaugura nova rádio FM em Brasília com alcance de 3 milhões

Estúdio da Rádio Marinha com microfones e mesa de som.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em breve, o som do mar chegará aos lares do Distrito Federal: a Rádio da Marinha em Brasília será oficialmente inaugurada em junho de 2025, na frequência FM 95.7, com potencial de atingir até 3 milhões de pessoas. Vinculada ao Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), a nova emissora já opera em caráter experimental e se soma à rede de rádios da Marinha que difundem informação, cultura e mentalidade marítima.

Comunicação, cidadania e identidade naval

A nova emissora tem como missão difundir conteúdo educativo e cultural com foco em assuntos de defesa, soberania e cidadania. A programação da Rádio Marinha Brasília será composta por música nacional e internacional, noticiários diários e programetes institucionais que abordam temas como segurança marítima, história naval, carreira militar e utilidade pública.

O objetivo é aproximar a Marinha do Brasil da população civil, promovendo o engajamento cívico e a valorização da vocação marítima brasileira. Além disso, a rádio poderá funcionar como canal de comunicação em emergências, sendo um instrumento a serviço do interesse público, com ampla capilaridade e confiabilidade institucional.

Mentalidade marítima e soberania nas ondas do rádio

A criação da emissora no centro político do país reforça o esforço contínuo da Marinha em formar uma consciência marítima nacional, disseminando o conceito de Amazônia Azul, das Águas Jurisdicionais Brasileiras e a importância do poder naval para a segurança e o desenvolvimento do Brasil. Ao atuar como instrumento de difusão desses temas, a rádio contribui para educar e sensibilizar a sociedade sobre o papel estratégico da Marinha.

A FM 95.7 também será essencial na conquista de voluntários para a carreira naval, promovendo o ingresso em concursos militares e destacando o protagonismo das Forças Armadas em ações sociais, missões de paz e operações de ajuda humanitária. A linguagem acessível e a diversidade de conteúdos tornam a rádio um veículo inclusivo e de grande alcance para diferentes perfis de ouvintes.

Expansão da rede e consolidação institucional

A Rádio Marinha em Brasília se junta a outras emissoras já em operação nas cidades de São Pedro da Aldeia (RJ), Corumbá (MS), Natal (RN), Manaus (AM), Rio Grande (RS) e Belém (PA). Todas fazem parte de uma rede de comunicação coordenada pelo Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), com gestão voltada para o interesse público e transparência institucional.

Com a nova estação, a Marinha consolida sua presença estratégica no Distrito Federal e amplia sua capacidade de dialogar com a sociedade por meio de uma comunicação moderna, confiável e conectada com os valores da Defesa Nacional. A chegada da rádio ao ar em caráter definitivo marca um novo passo na relação entre as Forças Armadas e a população brasileira.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).