Madeira apreendida durante operação interagências

Militares da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizaram, em 23 de fevereiro, a apreensão de 46 metros cúbicos de madeira, transportada de forma irregular por embarcação não inscrita e sem condutor habilitado, no Canal das Pedrinhas, na cidade de Macapá (AP). A ação ocorreu no contexto da Operação “Ágata 2021”, que visa prevenir e reprimir atividades criminosas, combatendo ilícitos e crimes ambientais, e contou com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Amapá.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O comandante foi notificado e a embarcação foi apreendida pela CPAP, por descumprimento das normas de segurança da navegação e apresentação de documentações irregulares. Já a carga de madeira foi encaminhada para os órgãos competentes a fim de adotarem as medidas cabíveis.

Carga irregular de botijões de gás

Ainda no contexto da Operação “Ágata 2021”, no dia 22 de fevereiro, a CPAP abordou uma embarcação atracada no Canal do Jandiá, em Macapá (AP), com 52 botijões de gás armazenados no porão da embarcação. A carga era irregular e foi enviada aos órgãos responsáveis para notificações e providências.

img 20210222 wa0102
Botijões de gás irregulares conduzidos por embarcação

As atividades de fiscalização nos rios e mares contribuem para o constante aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, que tem a missão de monitorar as Águas Jurisdicionais Brasileiras e as áreas internacionais de responsabilidade brasileira, proporcionando cada vez mais ações de combate a ilícitos, em esforço integrado com demais agências municipais, estaduais e federais.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).