No dia 21 de julho, foi realizada a transmissão do cargo de Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), do Contra-Almirante Jeferson Denis Cruz Medeiros para o Contra-Almirante Manoel Luiz Pavão Barroso. Durante o biênio 2020-2022, o Almirante Barroso exercerá o cargo cumulativamente ao de Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais (ComOpNav).
O CAMAS é responsável pela coordenação do Comando Local de Controle Operativo e, junto com as organizações de Controle Naval do Trafego Marítimo da Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS), tem a missão de coordenar as tarefas a serem implementadas pelas Marinhas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, estabelecendo um sistema integrado para o monitoramento, intercâmbio de informações e defesa do Tráfego Marítimo Interamericano, em tempo de paz ou de guerra.
A AMAS foi estruturada no final dos anos 60 para atender ao Plano de Coordenação da Defesa do Tráfego Marítimo Interamericano, que tem como propósito coordenar as ações dos países americanos, no que diz respeito ao controle naval do tráfego marítimo continental. A doutrina da AMAS prevê que esse controle seja regional, enquanto as medidas de proteção e segurança são nacionais.
A solenidade, que seguiu os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia da Covid-19, foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Contra-Almirante Jeferson também passou o Cargo de Subchefe de Organização do ComOpNav para o Contra-Almirante José Gentile. Em seu agradecimento, o Comandante de Operações Navais ressaltou o assessoramento seguro e oportuno que contribuiu de forma relevante para as significativas tarefas desempenhadas pelo Setor Operativo.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).