blank
Militares do EsqdHU-2 durante a preparação para a EVAM

Google News

Em 4 de abril, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), realizou a evacuação aeromédica (EVAM) de um tripulante do Navio Mercante “Cresty”, de bandeira do Chipre, que estava com quadro clínico recomendando a EVAM, a uma distância aproximada de 135 milhas náuticas (250 km) da costa do município de Vitória (ES).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Para a realização da ação, houve um planejamento de três dias e a equipe do Esquadrão HU-2, composta por nove militares, resgatou o tripulante, em uma operação que durou aproximadamente três horas de voo. O navio havia saído da Argentina em direção à Nigéria, e trafegava a mais de 800 milhas náuticas (1.481 km) da costa brasileira.

Após a EVAM, o tripulante foi transportado para um hospital no município de Vitória (ES), para os devidos cuidados médicos.

blank
Momento em que o enfermo é resgatado pelo EsqdHU-2

O sucesso e a complexidade da Operação de Busca e Salvamento no Mar (SAR), executada pelos militares do EsqdHU-2, sob a coordenação dos Salvamar Leste e Sueste, e apoio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), demonstram um esforço conjunto da Marinha do Brasil no sentido de garantir a salvaguarda da vida humana no mar.