Militares do EsqdHU-2 durante a preparação para a EVAM

Em 4 de abril, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), realizou a evacuação aeromédica (EVAM) de um tripulante do Navio Mercante “Cresty”, de bandeira do Chipre, que estava com quadro clínico recomendando a EVAM, a uma distância aproximada de 135 milhas náuticas (250 km) da costa do município de Vitória (ES).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para a realização da ação, houve um planejamento de três dias e a equipe do Esquadrão HU-2, composta por nove militares, resgatou o tripulante, em uma operação que durou aproximadamente três horas de voo. O navio havia saído da Argentina em direção à Nigéria, e trafegava a mais de 800 milhas náuticas (1.481 km) da costa brasileira.

Após a EVAM, o tripulante foi transportado para um hospital no município de Vitória (ES), para os devidos cuidados médicos.

download
Momento em que o enfermo é resgatado pelo EsqdHU-2

O sucesso e a complexidade da Operação de Busca e Salvamento no Mar (SAR), executada pelos militares do EsqdHU-2, sob a coordenação dos Salvamar Leste e Sueste, e apoio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), demonstram um esforço conjunto da Marinha do Brasil no sentido de garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).