MARINHA DO BRASIL PROMOVE SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE DEFESA E SEGURANÇA NO RIO DE JANEIRO

Evento reunirá especialistas globais para discutir temas cruciais em defesa e segurança, visando ampliar o diálogo e a colaboração internacional.

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nos próximos dias 14 e 15 de maio de 2024, a Marinha do Brasil, através do Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, sediará o “II Simpósio Defesa e Segurança Internacional: Questões e Perspectivas”. Este importante evento ocorrerá no auditório do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), localizado na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, e estará aberto ao público interessado nas dinâmicas contemporâneas de defesa e segurança.

Participação Internacional e Multidisciplinar

O simpósio contará com a participação de palestrantes de prestigiadas instituições acadêmicas internacionais, como o King’s College London, a Marine Corps University e o National Defense University/William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies. Além dos especialistas internacionais, o evento também terá a presença de representantes de importantes instituições brasileiras como a Universidade de São Paulo, Universidade Federal Fluminense e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, bem como do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e outros órgãos governamentais.

Temas e Objetivos do Simpósio

O Simpósio abordará três temas principais que são vitais para o entendimento das questões de defesa e segurança no cenário atual: Questões Contemporâneas sobre Defesa e Segurança Internacional; Comunicação Estratégica Frente às Ameaças Contemporâneas; e Desafios Humanitários Contemporâneos e os Possíveis Reflexos para a Comunidade Internacional. Esses tópicos são escolhidos para fomentar uma discussão aprofundada sobre as dinâmicas globais e os desafios emergentes que impactam a defesa e a segurança internacional.

Público Alvo e Impacto Esperado

Espera-se uma audiência de aproximadamente 800 pessoas por dia, incluindo acadêmicos, estudantes de 25 universidades brasileiras, membros do Poder Judiciário, Ministério Público Militar, Oficiais Generais e Superiores das Forças Armadas, e profissionais das áreas de Defesa e Segurança. O evento também será um ponto de encontro para representantes diplomáticos e profissionais da iniciativa privada, promovendo uma rica troca de conhecimentos e experiências.

Significado e Relevância

Ao reunir especialistas de diversos países e disciplinas, o Simpósio busca não apenas aprofundar a compreensão das questões de defesa e segurança, mas também estimular a colaboração internacional e o desenvolvimento de estratégias conjuntas. Este evento é uma demonstração do compromisso da Marinha do Brasil em liderar e participar ativamente nas discussões que moldam as políticas de defesa e segurança no cenário global.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).