Comitiva da Marinha do Brasil realiza apresentação sobre o PEM - 2040

A Marinha do Brasil participou, no período de 2 a 5 de maio, em Mayport e St. Augustine – Flórida, da 16ª edição do Comitê Naval Operativo (CNO) / Maritime Staff Talks (MST) entre Brasil e Estados Unidos.

A comitiva brasileira, composta por Oficiais do Estado-Maior da Armada (EMA) e do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), foi chefiada pelo Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais e Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. Já comitiva estadunidense, composta por representantes da Guarda Costeira dos EUA (USCG), do Comando das Forças Navais da África (USNAVAF), do Comando das Forças de Fuzileiros Navais do Comando Sul (MARFORSOUTH), do USNAVSO e de organizações voltadas para os programas militares internacionais de treinamento, educação e negócios daquele país, foi chefiada pelo Comandante das Forças Navais do Comando Sul (USNAVSO) e da 4ª Esquadra da Marinha dos EUA, Contra-Almirante Aiken.

No dia 2 de maio, a comitiva brasileira realizou visita ao LCS Training Facility, Centro de Treinamento exclusivo para as tripulações dos Littoral Combat Ships (LCS) da classe Freedom, sediados na Base Naval de Mayport. O Centro, inaugurado em 2021, como parte do projeto LCS da US Navy, possui simuladores de passadiço (full mission e outros simuladores com menos recursos adaptáveis a outras plataformas) e simuladores de controle de avarias, máquinas, sistemas eletrônicos e de combate, e tem como missão a qualificação individual (Train-to-Qualify) e certificação por equipes (Train-to-Certify) das tripulações dos navios daquela classe.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

ertgyehugsfdfdsfsedrgts
Almirantes Aiken e Garriga assinam a Ata do XVI CNO/MST

Entre os dias 3 e 5 de maio, no Quartel-General da Guarda Nacional da Flórida, em St. Augustine, os participantes do CNO/MST discutiram e aprovaram temas de interesse comum. Ambas as delegações proferiram palestras sobre suas Marinhas, tendo como destaque as apresentações sobre o PEM – 2040 e sobre o Plano de Engajamento Bilateral pela comitiva brasileira e as apresentações sobre Consciência Situacional Marítima, uso do SEAVISION e Cooperação no Golfo da Guiné pelo lado dos EUA.

O evento foi importante para incrementar a cooperação entre as Marinhas nos diversos níveis, com foco na segurança regional, promoção da paz e estabilidade e prosperidade no Atlântico Sul, bem como serviu para reforçar os laços históricos de amizade existentes entre os dois países.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).