COMPAAz representa a Marinha do Brasil em apresentação sobre Segurança Marítima no entorno estratégico

A Marinha do Brasil participou, os dias 14 e 15 de junho, do I Workshop de Segurança Marítima da Junta Interamericana de Defesa (JID). O evento teve como objetivo ampliar a discussão sobre Segurança Marítima regional, promover a integração e cooperação da comunidade naval das Américas em questões relacionadas à Defesa e Segurança Marítima, identificar os principais problemas que afetam a defesa em nosso continente, reunir informações sobre as melhores práticas e sugestões das Marinhas de outros continentes sobre o assunto e identificar oportunidades de cooperação entre as Marinhas deste hemisfério.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Workshop foi dividido em quatro painéis: Painel “Atlântico Sul”, composto por apresentações das Marinhas do Brasil, da Argentina e do Uruguai e outra sobre Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS); Painel “Pacífico Sul”, composto por apresentações das Marinhas do Chile, da Colômbia e do Peru; Painel “Caribe e Atlântico/Pacífico Norte”, composto por apresentações das Marinhas do Equador, dos EUA e do México e da Guarda-Costeira de Trinidad e Tobago; e Painel “Experiências Internacionais”, composto por apresentações da União Europeia, do Institute for Security Studies of Africa e da Organização Marítima Internacional.

A abertura do evento foi conduzida pelo Presidente do Conselho de Delegados da JID, Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria, e pelo Presidente da Comissão de Segurança Hemisférica e Representante Permanente de Trinidad e Tobago ante a OEA, Embaixador Anthony Phillips-Spencer. A Marinha do Brasil foi representada pelo Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. Sua apresentação abordou aspectos relevantes relacionados à Segurança Marítima no entorno estratégico, destacando a importância das coordenações com órgãos e agências nacionais e internacionais para o emprego do Poder Naval na repressão ao tráfico de drogas, ao contrabando e à pesca ilegal, não-declarada e não-regulamentada (IUU Fishing). Além disso, destacou o papel do COMPAAz nas oportunidades de cooperação regional no âmbito da JID, por meio da inteligência marítima, do compartilhamento de experiências e informações, do fornecimento de sistemas navais e da participação em exercícios e operações de Segurança Marítima.

vice almirante alexandre rabello de faria pr
Presidente do Conselho de Delegados da JID profere as
palavras iniciais do evento

Houve grande incentivo à participação dos militares do Setor Operativo da MB, que contabilizou cerca de 70 militares efetivamente inscritos, além daqueles que participaram na qualidade de ouvintes, pela transmissão ao vivo que ocorreu no canal da JID no YouTube.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).