A imagem da Marinha é a construção do que representa a Força na mente de cada cidadão. Essa construção é pautada por diversas informações, representações e símbolos; e, neste conjunto, está incluída a nova logomarca da Marinha do Brasil.

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O novo projeto gráfico, que representa uma oxigenação da Marca Marinha, a partir de um reposicionamento estratégico da comunicação social, aproxima-se ainda mais da sociedade brasileira ao passo que ganha maior visibilidade e promove o enriquecimento da mentalidade marítima no país.

A nova representação visual, escolhida a partir de uma enquete com a família naval, se somará à tradicional coroa naval, impulsionando a comunicação estratégica de nossa Força, como alternativa moderna para públicos específicos de interesse.

Orientações para uso

 

Onde poderá ser utilizada

a) Páginas da internet e intranet;

b) Mídias sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Flickr, Telegram);

c) Campanhas publicitárias: 11 de junho, 16 de novembro – Dia da Amazônia Azul, 13 de dezembro, etc;

d) Campanhas de programas estratégicos: SisGAAz, Programa Classe Tamandaré, Programa de Submarinos da Marinha, etc;

e) Material promocional: calendários, molesquine, planner, bonés, camisetas, squeeze, bolsas, etc; e

f) Impressos de pequenos e grandes formatos (cartazes, outdoors, banners, folders, periódicos, etc.).

Como poderá ser utilizada

a) Apenas símbolo: materiais promocionais de tamanho reduzido (Ex: canetas, chaveiros, pen-drives, bordados);

b) Símbolo + Marinha (do Brasil): Demais materiais promocionais, assinaturas de peças publicitárias, material de papelaria. (Ex: camisetas, canecas, outdoors, banners, cartão de visita); e

c) Símbolo + Marinha (do Brasil) + Slogan*: Campanhas e produtos institucionais (calendários, assinatura de vídeo, banners, outdoors, publicações institucionais).

*PROTEGENDO NOSSAS RIQUEZAS, CUIDANDO DA NOSSA GENTE

Coroa Naval – continuidade do uso

a) Documentos administrativos previstos em NODAM;

b) Viaturas e embarcações;

c) Uniformes;

d) Estandarte da Marinha; e

e) Produtos voltados ao público interno (agendas, panóplias, púlpitos, prismas de mesa, etc.).

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).