Marinha do Brasil intensifica Preparo para Resposta à Emergências Nucleares

Visando ao Exercício de Resposta à Emergência na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, militares realizam adestramento especializado em proteção radiológica.

No dia 14 de julho, um grupo de militares da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM) esteve no 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) com um objetivo estratégico: ministrar um adestramento de envelopamento da aeronave UH-15 aos seus tripulantes. Essa atividade é parte de um esforço contínuo de preparação para o Exercício de Resposta à Emergência na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA – 2023), localizada em Angra dos Reis.

Proteção Radiológica

Esse procedimento de envelopamento tem como finalidade minimizar o risco de contaminação da aeronave por partículas de radionuclídeos, assim como de secreções de pacientes durante a evacuação aeromédica (EVAM). É um passo crucial no preparo para possíveis cenários de desastres de natureza nuclear, demonstrando o compromisso da Marinha do Brasil com a segurança e a preparação de seus militares e do equipamento.

Capacidade de Transporte de Acidentados

Além do envelopamento da aeronave, a equipe da UMEM também instalou cinco macas no interior da aeronave. Isso permite um aumento significativo na capacidade de transporte de acidentados, otimizando o tempo de resposta em situações de emergência e maximizando o número de vidas que podem ser salvas em um cenário de desastre nuclear.

Exercício de Resposta à Emergência Nuclear

O exercício, previsto para ocorrer entre os dias 15 e 18 de agosto, é uma demonstração do empenho constante da Marinha do Brasil no preparo de seus meios para a condução de evacuações por meio aéreo em resposta a eventuais desastres de natureza nuclear. Assim, a instituição garante sua prontidão para proteger a população e o ambiente contra possíveis ameaças nucleares.

Sair da versão mobile