O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (CopPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), iniciou, em 29 de setembro, o 4º Estágio de Operações de Paz para Mulheres (IV EOpPazFem). O estágio é uma iniciativa do Comando de Operações Navais, em coordenação com o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, que visa disseminar conhecimentos sobre operações de paz entre o público feminino militar da Marinha, das demais Forças Singulares e Auxiliares e, também, entre as integrantes civis do meio acadêmico, bem como incentivar e prover a preparação básica para a participação feminina nessas missões.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A palestra inaugural do estágio foi proferida pela Diretora de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, Contra-Almirante (EN) Luciana Mascarenhas da Costa Marroni, que dissertou sobre a participação das mulheres nas Forças Armadas e o histórico feminino nas fileiras da Marinha.

O estágio será realizado até o dia 8 de outubro e conta com 27 alunas, sendo 22 da Marinha, entre Praças e Oficiais; duas do Exército; duas da Força Aérea; uma da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; uma do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; e duas civis.

Serão abordadas no IV EOpPazFem instruções que abrangerão o United Nations Core Pre-Deployment Training Material (UN CPTM), material básico de treinamento pré-desdobramento das Nações Unidas, cujo conhecimento é de caráter obrigatório para quem compuser uma Missão de Paz das Nações Unidas; instruções básicas sobre fundamentos das Operações Militares (a fim de familiarizar as estagiárias com os ambientes tático e operacional da missão); palestras com autoridades de notório conhecimento sobre o tema e, ainda, instruções específicas sobre o tema “Mulheres, Paz e Segurança”.

FONTE: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).