Em uma demonstração de solidariedade e comprometimento com as comunidades mais vulneráveis, a Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), em parceria com o Movimento União BR, realizou uma operação essencial de entrega de cestas básicas às famílias de ribeirinhos na região do Alto Paraguai, no coração do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Esta ação, executada no dia 22 de dezembro, destacou a união e a determinação de diversas entidades e voluntários em apoiar os que mais necessitam.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Jornada de Esperança e Apoio

Com o valioso suporte da Agência Escola Flutuante “Esperança do Pantanal” e de suas embarcações, além do incansável empenho dos militares da CFPN, a operação conseguiu alcançar as localidades mais isoladas da região. Navegando pelas águas do rio Paraguai, a equipe conseguiu levar não apenas alimento, mas também esperança às famílias que sofreram não só com os impactos da pandemia do novo coronavírus, mas também com os devastadores incêndios florestais que atingiram o bioma e seu entorno.

Movimento União BR: Uma Força Voluntária pela Vida

A parceria com o Movimento União BR, uma iniciativa voluntária da sociedade brasileira, sem envolvimento político, reforçou o espírito de coletividade e a importância de ações conjuntas para fortalecer o combate aos efeitos adversos da pandemia e de desastres naturais. O movimento ressalta a força do engajamento cívico e da solidariedade na construção de uma sociedade mais resiliente e unida.

A Capitania Fluvial do Pantanal: Guardiã das Águas e das Gentes

A atuação da Capitania Fluvial do Pantanal, indo além de suas responsabilidades tradicionais, reflete um compromisso profundo com o bem-estar das comunidades ribeirinhas. Esta operação, mais do que uma entrega de suprimentos, é um símbolo da dedicação e do cuidado que as Forças Armadas e as organizações parceiras têm para com todas as facetas da nação brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).