Comitiva brasileira em visita ao Chefe do Estado-Maior da Força de Defesa da Guiana

Militares do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e do Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, acompanhados pelo Adido de Defesa, Naval e do Exército na Guiana, realizaram, no dia 25 de abril, visita protocolar ao gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força de Defesa da Guiana. O evento integra o planejamento da Comissão “CARIBEX 2022”, que visa ao intercâmbio de conhecimento entre as marinhas amigas e exercícios de caráter militar, a fim de aprimorar o adestramento das tripulações dos meios navais.

A comitiva brasileira foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro Godofrey Bess, maior autoridade militar na Guiana, e por membros do seu Estado-Maior, que apresentaram as possibilidades de interoperabilidade entre a Marinha do Brasil e a Guarda Costeira da Guiana, bem como os desafios atuais relacionados à segurança marítima daquele país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).