Marinha do Brasil e IFAL unem forças para a profissionalização de aquaviários em Alagoas

A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) deu início a uma parceria estratégica com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para capacitação de aquaviários e militares. No evento realizado no dia 6 de novembro, as duas instituições discutiram estratégias de formação, e a coordenadora pedagógica do IFAL apresentou métodos inovadores de ensino para a formação de aquaviários no estado.

A Parceria entre a Capitania dos Portos e o IFAL: Objetivos e Benefícios

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A parceria entre a Capitania dos Portos de Alagoas e o Instituto Federal de Alagoas surge como uma iniciativa estratégica para fortalecer a formação de aquaviários e para capacitar ainda mais os militares da Capitania. Com essa colaboração, os alunos do IFAL e os militares terão acesso a uma formação mais abrangente, que alia o conhecimento teórico e técnico do instituto à experiência prática da Capitania no ambiente marítimo.

Esse intercâmbio permitirá que o IFAL ofereça seu conhecimento em técnicas pedagógicas e em educação profissional, enquanto a Capitania compartilha sua experiência com atividades no mar, como segurança, manuseio de equipamentos e outras práticas operacionais. No futuro, ambas as instituições esperam ampliar as atividades conjuntas com a realização de oficinas, estágios e outras práticas de campo, proporcionando aos estudantes a oportunidade de atuar diretamente em situações reais dentro da Capitania dos Portos.

Palestra sobre Técnicas Pedagógicas para Formação de Aquaviários

Durante o evento, a coordenadora pedagógica do IFAL apresentou uma palestra voltada às técnicas de ensino para a formação de aquaviários, abordando a Taxonomia de Bloom e metodologias ativas e passivas, que enriquecem o processo de aprendizado. A palestra trouxe uma reflexão sobre a importância de métodos de ensino dinâmicos, capazes de conectar a teoria à prática, formando profissionais com maior autonomia e capacidade de tomada de decisão.

Essas abordagens são especialmente relevantes para o setor marítimo, onde a formação prática e a teoria devem estar em equilíbrio. Os futuros aquaviários precisam ter habilidades sólidas para enfrentar os desafios da vida no mar, como operar equipamentos com segurança e lidar com situações imprevistas. A palestra também foi uma oportunidade para que instrutores da Capitania pudessem atualizar suas próprias técnicas de ensino, fortalecendo o preparo dos profissionais e promovendo uma formação mais eficaz para os alunos do IFAL.

Durante o evento, também foi realizada a premiação do Instrutor Militar Padrão de 2024, uma distinção que valoriza o compromisso e a excelência dos profissionais dedicados à formação de aquaviários e militares. A homenagem ressalta a importância dos instrutores na condução de treinamentos de alta qualidade e na preparação dos alunos para os desafios do setor marítimo. O 1º Sargento Alessandro foi reconhecido por sua contribuição excepcional, destacando-se como referência de dedicação e profissionalismo no ambiente da Capitania dos Portos de Alagoas.

Fortalecendo a Cultura Oceânica e a Economia Azul

Outro aspecto importante da parceria é a disseminação dos conceitos estratégicos da Marinha do Brasil, como a “Economia Azul” e a “Amazônia Azul”, no ensino médio e superior do IFAL. A Capitania dos Portos de Alagoas planeja incorporar esses temas nas atividades educacionais, com o intuito de sensibilizar os jovens sobre a relevância do mar para o desenvolvimento econômico e a soberania nacional. Esses conceitos buscam conscientizar sobre a preservação dos recursos marítimos e a importância do uso sustentável do oceano para o futuro do país.

Ao levar esses temas para o ambiente educacional, o IFAL e a Capitania promovem um diálogo sobre a cultura oceânica e fortalecem o entendimento da sociedade sobre o papel estratégico do setor marítimo. Esse tipo de iniciativa é fundamental para que os jovens compreendam o valor do oceano e possam, futuramente, atuar em setores que preservem e utilizem o mar de maneira sustentável. Além disso, o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições enriquece o aprendizado dos estudantes e oferece aos militares uma visão mais ampla sobre os impactos de suas atividades no contexto socioeconômico.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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