Comandantes e representante das unidades envolvidas no Adestramento Conjunto de SLOp, por ocasião do encerramento da 1ᵒ Fase de Seminários

Sob coordenação do Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp), teve início no dia 27 de março, na região da BAeNSPA em São Pedro da Aldeia (RJ), o Adestramento Conjunto Específico de Salto Livre Operacional, envolvendo Destacamentos da Marinha (Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais e Grupamento de Mergulhadores de Combate), do Exército (1º Batalhão de Forças Especiais – 1ºBFE, 1º Batalhão de Ações de Comandos – 1ºBAC, 3ª Companhia de Forças Especiais – 3ªCiaFEsp e Companhia de Precursores Pára-quedista – CiaPrecPqdt) e da Força Aérea (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento – EAS/PARA-SAR), além de organizações militares de apoio das três Forças Singulares.

Durante duas semanas, mesclando conteúdo teórico e prático, serão realizados intercâmbios de técnicas, táticas e procedimentos (TTP) de SLOp à baixa e grande altitude, navegação por velame aberto, comandamento à baixa e grande altura, utilizando aeronaves de asa fixa e rotativa, incluindo uma infiltração por helicóptero a partir do Navio Doca Multipropósito “Bahia”. O SLOp à grande altitude, em especial, requer grande capacitação técnica dos saltadores, configuração específica da aeronave e equipamentos especiais de suprimento de oxigênio. Além da ênfase em aspectos táticos, o adestramento abordará, ainda, aspectos logísticos e de Comando e Controle específicos para esse tipo de atividade.

Promovida e supervisionada pelo Ministério da Defesa, a atividade, que segue até o dia 8 de abril, faz parte de uma série de adestramentos voltados para o nivelamento e a padronização de procedimentos, assim como divulgação e assimilação de boas práticas e lições aprendidas entre as Forças Armadas, viabilizando e aprimorando o emprego conjunto e a interoperabilidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).