
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Sob coordenação do Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp), teve início no dia 27 de março, na região da BAeNSPA em São Pedro da Aldeia (RJ), o Adestramento Conjunto Específico de Salto Livre Operacional, envolvendo Destacamentos da Marinha (Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais e Grupamento de Mergulhadores de Combate), do Exército (1º Batalhão de Forças Especiais – 1ºBFE, 1º Batalhão de Ações de Comandos – 1ºBAC, 3ª Companhia de Forças Especiais – 3ªCiaFEsp e Companhia de Precursores Pára-quedista – CiaPrecPqdt) e da Força Aérea (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento – EAS/PARA-SAR), além de organizações militares de apoio das três Forças Singulares.
Durante duas semanas, mesclando conteúdo teórico e prático, serão realizados intercâmbios de técnicas, táticas e procedimentos (TTP) de SLOp à baixa e grande altitude, navegação por velame aberto, comandamento à baixa e grande altura, utilizando aeronaves de asa fixa e rotativa, incluindo uma infiltração por helicóptero a partir do Navio Doca Multipropósito “Bahia”. O SLOp à grande altitude, em especial, requer grande capacitação técnica dos saltadores, configuração específica da aeronave e equipamentos especiais de suprimento de oxigênio. Além da ênfase em aspectos táticos, o adestramento abordará, ainda, aspectos logísticos e de Comando e Controle específicos para esse tipo de atividade.
Promovida e supervisionada pelo Ministério da Defesa, a atividade, que segue até o dia 8 de abril, faz parte de uma série de adestramentos voltados para o nivelamento e a padronização de procedimentos, assim como divulgação e assimilação de boas práticas e lições aprendidas entre as Forças Armadas, viabilizando e aprimorando o emprego conjunto e a interoperabilidade.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395