Marinha celebra ouro de Alison no Grand Slam Track da Jamaica

Atleta correndo em pista durante competição noturna.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em uma das pistas mais simbólicas do atletismo mundial, na Jamaica, o Sargento Alison dos Santos brilhou mais uma vez. Com um tempo de 47s61, o militar da Marinha garantiu o ouro nos 400m com barreiras, superando adversários de peso. Sua atuação não só marca seu retorno após meses fora das pistas, como destaca o papel estratégico do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM) no cenário esportivo nacional.

O feito foi conquistado na última sexta-feira (4), durante o Grand Slam Track, competição idealizada pela lenda americana Michael Johnson, e que reúne os 96 melhores atletas do mundo em provas de pista. Alison, único brasileiro entre os competidores, representou o grupo principal de barreiristas, ao lado de estrelas da elite mundial.

Alto desempenho técnico em uma das maiores provas do planeta

O Grand Slam Track se diferencia por sua estrutura inovadora: os atletas são divididos entre um grupo principal, composto por nomes consagrados, e um grupo desafiante, formado por talentos emergentes. Cada etapa garante pontos, e o objetivo final é conquistar o título de “Corredor do Ano” — uma das honrarias mais cobiçadas do atletismo atual.

Alison superou o jamaicano Roshawn Clarke (48s20) e o norte-americano Caleb Dean (48s58), mostrando domínio técnico e inteligência estratégica ao longo da prova. Sem competir desde setembro de 2024, quando venceu a Diamond League, ele retorna ao circuito com confiança, reforçando seu status de referência mundial nos 400m com barreiras.

PROLIM: estrutura, suporte e visão de futuro para o esporte brasileiro

A vitória de Alison também é fruto de um trabalho de base consolidado. Desde 2013, o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM) tem oferecido condições reais para o desenvolvimento de atletas de alto rendimento, com foco em estrutura de treinamento, acompanhamento multidisciplinar e apoio educacional.

O PROLIM é vinculado ao Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, com apoio da Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). Atualmente, atende mais de 230 atletas em 23 modalidades, incluindo atletismo, natação, judô, triatlo e vela. Após a prova, Alison destacou: “O PROLIM sempre me apoiou e me deu base e segurança”.

Atleta símbolo de uma nova geração e do Brasil competitivo

O ouro conquistado na Jamaica é mais um capítulo na trajetória de sucesso de Alison dos Santos, que já soma medalhas olímpicas, títulos mundiais e pan-americanos, e agora consolida seu nome no Grand Slam Track. Seu desempenho reafirma o protagonismo brasileiro no atletismo, especialmente em uma prova tradicionalmente dominada por norte-americanos e caribenhos.

Para a Marinha do Brasil, é uma demonstração clara de que investir no esporte é também investir no futuro do país. A atuação de Alison internacionalmente não apenas promove o nome da Força, como também inspira jovens atletas e fortalece o esporte como ferramenta de cidadania e projeção global.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui