Cerimônia de aniversário de 42 anos da Soamar-Rio foi celebrada no Comando do 1º Distrito Naval

A Marinha celebrou, ontem (19), o aniversário de 42 anos da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Rio, com uma cerimônia no Salão Histórico do Comando do 1º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do 1º Distrito Naval, que enalteceu a parceria e enfatizou o engajamento da Soamar-Rio em relevantes projetos, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, tais como a cooperação com o projeto “O Bem nos Conecta”, realizando doação produtos de higiene pessoal e kits escolares; a união de esforços com a Diretoria da Liga da Defesa Nacional; a ativação da Delegacia da Soamar-Rio em Paraty; a campanha “A música está no sangue”, que habilitou a coleta 145 bolsas de sangue para o Hospital Naval Marcílio Dias e o HEMORIO, já no primeiro evento; e a 3ª edição do Concurso de Redação Amazônia Azul, com a coordenação do CESGRANRIO.

O evento contou com a presença de Diretores, membros do Conselho e do presidente da Soamar-Rio, José Antônio de Souza Batista, que ressaltou o legado do Almirante Maximiano Fonseca, reafirmando o máximo empenho para a continuidade de sua obra de aproximação da Marinha à Sociedade Civil. Realçou que, atualmente, existem 66 Soamares no Brasil e uma em Portugal, com a grata missão de difundir a mentalidade marítima e mostrar ao povo brasileiro que o presente e o futuro estão no mar.

Na ocasião, um vídeo institucional foi exibido para ilustrar a parceria entre a Marinha e a Soamar-Rio durante toda a sua História.

Todos os protocolos sanitários recomendados para o combate à Covid-19 foram cumpridos durante a cerimônia.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).