Militares de Órgãos Públicos extra-Marinha e da CPAL são capacitados para conduzir embarcações

A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) realizou, no período de 24 a 31 de janeiro, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público, habilitando 19 militares de Órgãos Públicos extra-Marinha e sete militares da CPAL para conduzirem pequenas embarcações empregadas na navegação interior. As aulas ocorreram na sede da CPAL, em Maceió (AL).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso possui carga horária total de 40 horas, com aulas teóricas e práticas. Dentre os alunos, estiveram presentes representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, da Polícia Federal, do Batalhão de Polícia Ambiental e da Guarda Municipal.

sdqwse4d5r7fh6t8jy7kuoilhkijhgf
Alunos a bordo do Navio-Patrulha “Grajaú”

Durante as aulas práticas, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Porto de Maceió e receber instruções sobre Marinharia, a bordo do Navio-Patrulha “Grajaú”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).