A Marinha apreendeu, em 1º de junho, durante a Operação “Ágata Arco Sul-Sudeste 2022”, uma embarcação que realizava pesca irregular dentro da área de segurança de 500 metros da Plataforma do Mexilhão (SP), local proibido para pesca e navegação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além da invasão da área de segurança da plataforma, a embarcação pesqueira “SKIPER II” estava com excesso de carga, comprometendo sua estabilidade em alto-mar e a salvaguarda da vida dos tripulantes a bordo.

A embarcação foi recebida pelo inspetor naval da Capitania dos Portos de São Paulo e por agentes do Ibama e da Polícia Militar Ambiental para a verificação da documentação, da carga e dos tripulantes, bem como de itens de segurança e salvaguarda a bordo.

O Ibama também realizou a apreensão das redes de pesca da embarcação e das 30 toneladas de pescado irregular, os quais foram doadas para instituições filantrópicas e beneficentes de Santos (SP), e aplicou multas advindas do crime ambiental identificado por seus inspetores.

A ação foi resultado do trabalho conjunto interagências, que tem como propósito o combate aos crimes ambientais, de contrabando, descaminho e demais ilícitos realizados nas áreas marítimas e fronteiriças.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).