O Navio-Patrulha (NPa) “Guanabara”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, apreendeu, no dia 21 de setembro, a embarcação de carga “Maya II”, de bandeira brasileira. A ação ocorreu durante patrulha naval no litoral do Estado do Amapá, em coordenação com o Comando do 4º Distrito Naval, em Belém (PA), e o Centro Integrado de Segurança Marítima, no Rio de Janeiro (RJ).
A embarcação estava sem carga e sendo conduzida por cinco tripulantes, todos sem Caderneta de Inscrição e Registro (CIR). Foi apresentada, pelo Comandante do navio, uma cópia de Título de Inscrição de Embarcação (TIE), no qual constava número de inscrição não localizado nos registros oficiais da Marinha. O barco foi escoltado até o município de Santana (AP) e apresentado à Capitania dos Portos do Amapá e demais órgãos competentes, sendo realizada inspeção com cães farejadores do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Amapá a fim de detectar qualquer evidência de ilícitos, verificação legal dos tripulantes junto à Polícia Federal e medidas administrativas quanto à apreensão da embarcação e notificação do comandante pela Capitania.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395