O Navio-Patrulha (NPa) “Guanabara”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, apreendeu, no dia 28 de setembro, a embarcação de carga “Tupã II”, de bandeira brasileira. A ação ocorreu durante patrulha naval no litoral do Estado do Pará.

A embarcação, que estava sem carga, era conduzida por seis tripulantes não habilitados, um dos quais já havia sido preso, pela Polícia Federal, por envolvimento em atividade de contrabando. Por ocasião da abordagem, o Comandante da embarcação apresentou documentos adulterados, cujas informações não constavam do banco de dados da Marinha.

O barco foi escoltado pelo NPa “Guanabara” até Belém (PA) e transferido para Capitania dos Portos da Amazônia Oriental para adoção das medidas administrativas quanto à apreensão da embarcação. Após a atracação, cães farejadores do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas inspecionaram a embarcação e agentes da Polícia Federal conduziram os tripulantes para prestar depoimentos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).