Marinha apreende comboio com 4 mil m³ de madeira irregular no Pará

Foto: Segundo-Tenente Danilo Queiroz
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Durante uma ação de Patrulha Naval no Rio Amazonas, no último sábado (22 de fevereiro), a Marinha do Brasil interceptou um comboio de quatro balsas e dois empurradores que transportavam irregularmente 4 mil metros cúbicos de madeira em toras. A abordagem foi realizada pelo Navio-Patrulha (NPa) “Pampeiro”, nas proximidades do município de Almeirim (PA). Além da falta de documentação adequada, uma das embarcações já havia sido retirada de tráfego por infrações anteriores. A operação contou com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) de Gurupá, que analisará a legalidade da carga.

Ação de fiscalização e irregularidades identificadas

Foto: Segundo-Tenente Danilo Queiroz

O Navio-Patrulha “Pampeiro”, da Marinha do Brasil, realizava uma operação de Patrulha Naval quando detectou irregularidades no comboio de balsas. A abordagem ocorreu no Rio Amazonas, na altura do município de Almeirim (PA), quando a embarcação foi interceptada e inspecionada.

Entre as infrações constatadas estavam:

  • Falta de documentação exigida pelo Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA);
  • Excesso de carga, colocando em risco a navegação e a segurança dos tripulantes;
  • Tripulação sem a habilitação adequada para conduzir as embarcações;
  • O empurrador “ANJO RUAN” já havia sido retirado de tráfego por infrações anteriores, sem que as pendências tivessem sido regularizadas.

Diante dessas irregularidades, a Marinha do Brasil acionou os órgãos ambientais competentes e conduziu as embarcações até Gurupá (PA), onde seriam submetidas a uma inspeção detalhada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).

A cooperação interagências e os próximos passos

A ação de fiscalização destacou a importância da cooperação entre a Marinha e as autoridades ambientais no combate a crimes ambientais e no reforço da segurança da navegação nos rios da Amazônia.

A SEMAS de Gurupá foi acionada para verificar a legalidade da carga de madeira transportada. Caso seja constatada a extração irregular ou a ausência de documentação ambiental, os responsáveis poderão responder por crime ambiental e outras infrações previstas na legislação brasileira.

Além da fiscalização, a Marinha do Brasil prestou apoio médico a um dos tripulantes, que solicitou socorro via rádio. O atendimento foi realizado por um médico e um enfermeiro embarcados no NPa “Pampeiro”, garantindo assistência imediata antes do desembarque do paciente.

A operação reforça o compromisso da Marinha do Brasil em apoiar as ações do Estado, garantindo a proteção dos recursos naturais e a segurança do tráfego aquaviário na Amazônia.

O Navio-Patrulha “Pampeiro” e sua importância na Amazônia

Construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e incorporado ao setor operativo em 1971, o Navio-Patrulha “Pampeiro” é o único da classe “Piratini” em operação na região amazônica. Com 28,95 metros de comprimento, boca (largura) de 6,10 metros e calado (distância entre a quilha e a linha d’água) de 1,9 metro, suas características permitem navegar em áreas de difícil acesso e atuar de forma eficaz nos rios da Bacia Amazônica.

Equipado com uma metralhadora de 20mm e duas metralhadoras 12.7mm, o “Pampeiro” desempenha um papel crucial na presença da Força Naval nos rios da Amazônia, atuando em:

  • Fiscalizações ambientais e repressão a crimes na região;
  • Ações de Patrulha Naval para segurança do tráfego aquaviário;
  • Assistência a comunidades ribeirinhas isoladas;
  • Combate a ilícitos transfronteiriços, como tráfico de drogas e pesca ilegal.

A apreensão do comboio transportando madeira irregular reforça a importância das operações do Comando do 4º Distrito Naval, que busca coibir atividades ilegais e garantir a proteção da Amazônia Azul Interior, os rios e lagos navegáveis sob jurisdição brasileira.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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