A Base Aérea dos Afonsos (BAAF) foi palco de uma cerimônia grandiosa e emocionante em homenagem aos 127 anos do nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes, o Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento, realizado na quarta-feira (20/09), contou com a presença de autoridades militares e civis, e foi marcado por momentos de reverência e lembrança ao legado deixado por este grande líder.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Legado de Eduardo Gomes

230920MUL 1275Muller Marin

Marechal do Ar Eduardo Gomes não foi apenas um nome na história da aviação brasileira; ele foi uma força motriz. Como destacou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Brigadeiro tinha uma visão de futuro diferenciada, enxergando a aviação como uma ferramenta para fortalecer a unidade nacional. Ele trabalhou incansavelmente para integrar o povo brasileiro, especialmente aqueles nas regiões mais distantes do país.

Durante a cerimônia, a importância de Eduardo Gomes para o Correio Aéreo Nacional (CAN) foi evidenciada com o sobrevoo do avião C-130 Hércules e a presença marcante da aeronave Curtiss Fledgling K-263, símbolos da aviação e do legado do Brigadeiro.

Um Homem à Frente de Seu Tempo

230920MUL 8523Muller Marin

Eduardo Gomes não foi apenas um militar; ele foi um visionário. Participou ativamente das atividades políticas do Brasil por várias décadas e teve um papel crucial na Segunda Guerra Mundial. Como lembrou o historiador do Museu Aeroespacial (MUSAL), Suboficial Maurício Inácio da Silva, ele também foi Comandante da BAAF e foi fundamental na criação do Correio Aéreo Militar, precursor do CAN.

Celebração e Reverência

230920MUL 8594Muller Marin

A cerimônia foi encerrada com o canto emocionante do Hino dos Aviadores e da canção Bandeirantes do Ar. Uma guarda de honra, composta por Cadetes da Academia da Força Aérea, prestou uma homenagem tocante ao Marechal, depositando flores em seu busto. Uma lembrança apropriada para o homem que se tornou um dos maiores líderes da história da Aeronáutica brasileira e o Patrono das Asas que Protegem o Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).