No dia 17 de março, o 3º Pelotão Especial de Fronteira (3° PEF)/Vila Bittencourt realizou uma ação social na Comunidade Indígena São José do Apaporis, às margens do Rio Apaporis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ação teve como objetivo levar assistência médica e odontológica àquela comunidade, bem como tratar de assuntos ligados à prevenção em saúde e a cuidados gerais de higiene, como asseio pessoal e escovação dentária. Houve atividades práticas de asseio, com aplicação de shampoo de prevenção à pediculose, aplicação de flúor bucal e distribuição de escovas dentais e sabonetes. Os itens distribuídos não faziam parte da rotina higiênica daquela comunidade ribeirinha. Aproveitando o tema da campanha Março Lilás, foi abordada também a prevenção ao câncer do colo de útero.

O atendimento médico incluiu consultas de pré-natal; atendimento odontológico, com procedimentos de restauração e extração dentárias; e consultas de lesões dermatológicas, estas especialmente com o público pediátrico.

A ação contou ainda com o apoio da equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), que assiste à comunidade diariamente, e atingiu, ao todo, aproximadamente 178 ribeirinhos.

Fonte: Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).