Google News

Russos são bons em muitas coisas, como levantamento de peso, patinação no gelo, ballet e usar o frio a seu favor em guerras. Mas um talento um pouco mais moderno que tem sido mostrado por eles são os crimes digitais, como a disseminação de malwares e ransomwares. Esses ataques são realizados contra governos, corporações e até mesmo contra pessoas físicas.

Existem algumas maneiras simples de evitar alguns ataques específicos a usuários domésticos, mas que podem fornecer uma proteção bastante ampla. Uma das mais inusitadas é habilitar idiomas do leste europeu, como russo e ucraniano, no teclado virtual de computadores com sistema operacional Windows.

Isso acontece porque grupos hackers russos, como o DarkSide, responsável pelo recente ataque a dutos de combustível nos Estados Unidos, só atuam fora da área da antiga Cortina de Ferro. Os malwares são programados com uma lista de países que não devem atacar e, ao mudar o idioma secundário do teclado virtual, você acaba “confundindo” os bots utilizados nos ataques.

Como instalar um segundo idioma

Instalar um segundo idioma no computador é simples. No Windows 10, basta clicar na tecla “iniciar”, selecionar o ícone de configurações e ir na opção “Hora e Idioma”.

blank
Clique em Iniciar e depois em Configurações
blank
Selecione Hora e Idioma

Clique em “idioma”.

blank
Clique em “Idioma”

Em seguida, “Adicionar um idioma”.

blank
Seleciona “Adicionar um idioma”

Pesquise por “Russo” e selecione a primeira opção da lista.

blank
Selecione a primeira opção da lista após pesquisar por “russo”

Clique em “Avançar” e depois “Instalar”

blank
Clique em “Avançar”
blank
Depois em “Instalar”

Possíveis riscos

Segundo o especialista em segurança cibernética Brian Krebs, a instalação de idiomas do leste europeu, sozinha, não deixa os computadores 100% protegidos contra ataques. “Existe uma abundância de malwares que não se importa em que parte do mundo você está. E não há substituto para a adoção de uma postura de defesa profunda e evitar comportamentos de risco online”, disse o pesquisador, em um artigo em seu blog.

Mas segundo ele, o pior que pode acontecer é você alternar o idioma sem querer e deixar o russo como principal, mas, isso é simples de resolver. Basta usar o comando Windows + espaço e deixar a seleção em português.

Fonte: Olhar Digital

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui