Maceió homenageia o legado do Almirante Tamandaré

Imagem: Marinha do Brasil

No ano em que comemoramos o bicentenário da Independência brasileira, a Marinha do Brasil (MB) promoveu ações para valorizar os heróis que contribuíram para a consolidação de um País livre e soberano. O legado do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha, foi celebrado com a inauguração da estátua em Maceió (AL). Ocorreu também visitação pública ao navio-patrulha oceânico Araguari e a realização de Ações Cívico-Sociais (ACISO) na Escola Estadual Professor Virginio de Campos.

A inauguração do monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, ocorreu na orla da Ponta Verde. A estátua teve sua placa descerrada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e pelo Comandante 3º Distrito Naval (Com3ºDN), Vice-Almirante André Moraes Ferreira.

DSC04040
Imagem: Marinha do Brasil

Em seguida, o Almirante de Esquadra Garnier e o Governador interino de Alagoas, Klever Loureiro, realizaram uma aposição de uma coroa de flores na base do monumento, contendo uma mensagem com os dizeres “Tamandaré, Herói Brasileiro”. Ato contínuo, o Pavilhão do Patrono da Marinha foi içado, enquanto o toque de silêncio era executado em um momento solene.

Também houve visitação ao Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, que estava atracado no Porto de Maceió. A embarcação é usada em missões de socorro e salvamento marítimo, operações aéreas, além de patrulha e inspeção naval na área do Com3ºDN.

Imagem: Marinha do Brasil

Na manhã de ontem, também foi feita uma ACISO na Escola Estadual Professor Virginio de Campos, promovendo ações de cuidado médico e odontológico para a população.

Imagem: Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile