Livro “Geopolítica das Potências” traça mapa do poder no século XXI

Capa do livro Geopolítica das Grandes Potências.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em um tempo de incertezas geopolíticas e disputas intensas por influência global, o cientista político Luiz Aguiar lança uma obra essencial para decifrar o jogo de forças entre as grandes potências. Em “Geopolítica das Grandes Potências: Atuais e Futuras”, o autor examina, com olhar crítico e linguagem acessível, os caminhos estratégicos de atores como Estados Unidos, China, Rússia, Índia e Brasil.

Compre seu exemplar na Amazon: https://amzn.to/3Z9hxKu

Estrutura do livro e abordagem analítica de Luiz Aguiar

A obra é organizada em capítulos temáticos que abordam os principais centros de poder global, articulando teoria geopolítica clássica — como as ideias de Mackinder, Mahan e Spykman — com análises contemporâneas sobre guerra híbrida, tecnologia militar e soft power. Luiz Aguiar propõe um olhar multifacetado, que considera não apenas os fatores militares e econômicos, mas também elementos culturais, históricos e institucionais.

O autor busca interpretar os movimentos das potências em um mundo em transição de hegemonia, onde a ordem unipolar liderada pelos Estados Unidos é progressivamente contestada por arranjos multipolares e por uma competição acirrada em campos como inteligência artificial, energia e infraestrutura global. A clareza na exposição e a consistência analítica tornam o livro acessível tanto a iniciantes quanto a especialistas.

Temas centrais: hegemonia, multipolaridade e disputas regionais

Entre os eixos centrais da obra estão a disputa sino-americana pela liderança global, o reposicionamento estratégico da Rússia no sistema internacional, os desafios internos e externos da União Europeia e o papel de países em ascensão, como Índia e Brasil. Luiz Aguiar dedica capítulos específicos a essas potências, destacando as contradições, oportunidades e ameaças em suas trajetórias.

A abordagem da obra também considera o impacto das mudanças climáticas, da geopolítica energética e da economia digital, fatores que influenciam diretamente a redefinição de alianças e zonas de influência. O autor propõe uma leitura crítica da geopolítica que não se limita à ótica ocidental, mas incorpora vozes e visões do Sul Global, elemento que enriquece a discussão e traz pluralidade analítica.

Impacto e relevância da obra para públicos estratégicos

O livro se apresenta como uma ferramenta valiosa para a formação de profissionais estratégicos, como diplomatas, militares, jornalistas, professores e pesquisadores. Sua linguagem clara e seu conteúdo atualíssimo facilitam o uso em ambientes acadêmicos e institucionais, contribuindo para o entendimento das dinâmicas do poder internacional.

Mais do que um panorama das grandes potências, “Geopolítica das Grandes Potências: Atuais e Futuras” oferece insumos críticos para a formulação de políticas públicas, estratégias de defesa e análises de risco. Ao dialogar com os desafios contemporâneos e antecipar tendências futuras, Luiz Aguiar entrega uma obra essencial para quem busca compreender — e influenciar — o xadrez global do século XXI.

Compre seu exemplar na Amazon: https://amzn.to/3Z9hxKu

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui