Uma atividade inédita para a Engenharia do Exército Brasileiro marcou a Operação Meridiano/Ibagé, exercício conjunto das Forças Armadas. No dia 9 de novembro, no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Cacequi (RS), foi realizada uma transposição de curso d’água como lançamento da Portada IRB, equipagem de Engenharia mais moderna existente no Exército Brasileiro, e de uma Ponte Ribbon. Foi a primeira vez que tropas de Engenharia do Exército Brasileiro lançaram aquele tipo de ponte em um curso d’água.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ação foi conduzida por tropas da 3ª Divisão de Exército e do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), que ficaram responsáveis por coordenar e executar o lançamento desses meios de travessia sobre o Rio Santa Maria, na região do Passo de São Simão. A ponte classe 60 possui cerca de 85 metros de extensão, sendo constituída por material Ribbon Krupp e EWK.

Fonte: 4º Gpt E

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).