A trajetória do Timor Leste em busca da autodeterminação é um exemplo de resistência e persistência de seu povo. O caminho de colônia portuguesa e província militarmente ocupada pela Indonésia, à conquista da independência e estruturação do novo Estado, implicou em milhares de vidas perdidas e grandes desafios para os timorenses. Essa obra busca retratar esse caminho. A partir de um resumo histórico sobre a colonização portuguesa e a ocupação indonésia, a obra detalha as seis missões de paz conduzidas pelas Nações Unidas no Timor Leste e a participação brasileira no processo de paz. O caso do Timor Leste é um excelente instrumento de análise dos mecanismos de gerenciamento e resolução de conflitos internacionais. Em seu território foram executados todos os tipos de operações de paz e onde, pela primeira vez, a ONU desenvolveu atividades para a ‘construção’ de um Estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Baixe o e-book em: http://ebooks.marilia.unesp.br

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).