No segundo dia da LAAD Defence & Security, o Ministério da Defesa (MD) promoveu dois painéis temáticos focados na economia de defesa e na ampliação de oportunidades de negócios para as empresas da Base Industrial de Defesa (BID). Os painéis destacaram alternativas para aumentar as exportações brasileiras e promover a sustentabilidade da BID no longo prazo.
Painel 1: Financiamentos, seguros e garantias
Conduzido por representantes da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do setor privado de seguros e garantias, o painel orientou empresas sobre alternativas e processos para aumentar a exportação de produtos de defesa, com o apoio de instituições financeiras públicas e privadas.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Painel 2: Credenciamento de empresas e classificação de produtos de defesa
Representantes da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD-MD) e da Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) discutiram o processo de credenciamento de empresas e de classificação de produtos de defesa, bem como a aplicação do Regime Especial Tributário da Indústria de Defesa (RETID) e a utilização do Termo de Licitação Especial (TLE) nos contratos de compras celebrados por órgãos e entidades públicas nacionais.
O Ministério da Defesa busca promover a BID brasileira, focando no aparelhamento e modernização das Forças Armadas e contribuindo para o desenvolvimento do país. Atualmente, o setor de defesa emprega 2,9 milhões de pessoas e representa cerca de 5% do PIB do Brasil.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395