Kits alimentação beneficiam alunos do PROFESP

Na manhã desta quarta-feira (09), 150 kits de alimentação foram doados às famílias cadastradas no Programa Forças no Esporte (Profesp). A distribuição ocorreu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB).

Com a suspensão das atividades esportivas do Programa, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o recurso financeiro destinado às refeições dos jovens foi redirecionado para a preparação dos kits. A iniciativa visa atenuar as dificuldades enfrentadas por essas famílias. De janeiro para cá, foram cerca de 8 mil kits entregues. No ano passado, o número chegou a 29.991.

Entre os beneficiados, a dona de casa Doraci Maria dos Santos, avó da pequena Iasmim, disse que o projeto é ótimo e recebe as cestas desde o ano passado. “Essa ajuda está auxiliando muito a minha família, mas eu queria mesmo era o retorno das atividades do projeto que é muito importante para as crianças”, acredita.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

20210310-KitsProfesp (1).jpg

O professor de educação física e tenista Leonardo Pinheiro Queiroz, 22 anos, conta que no começo da adolescência, um amigo o levou para o PROFESP. Foi lá que descobriu sua paixão pelo tênis, esporte que passou a se dedicar. “O programa abriu portas para eu ser o que sou hoje”, assegurou. Leonardo treina jovens competidores. Ele, que mora em região de baixa renda do Distrito Federal, avalia que o PROFESP contribui para a boa formação de crianças e adolescentes. “E neste momento de pandemia, os kits são importantes para as famílias deles”, reforça.

20210310-KitsProfesp (3).jpg

O Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, Capitão de Mar e Guerra Vannei de Almeida Silva e Junior, enfatiza que “a continuidade da distribuição dos kits alimentação é fundamental para as famílias beneficiárias do Programa para que a gente possa minimizar os efeitos sociais advindos com a pandemia, já que todas essas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social”, reforça o militar.

A entrega foi prestigiada pelo Deputado Federal Julio Cesar (Republicanos/DF). O parlamentar destinou R$ 500 mil, por meio de emenda parlamentar, para o Programa. Comitiva do Departamento do Desporto Militar do Ministério da Defesa, além do Presidente e Vice-Presidente do Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Pela Cultura e Esporte (Idecace), Wilson Cardoso e Alejandro Rubem Parrilla, respectivamente, entre outras autoridades, também estiveram presentes.

20210310-KitsProfesp.jpeg

O Programa
Lançado em 2003, o Profesp é programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e com o Ministério da Educação, que proveem o custeio da alimentação, professores, material esportivo e uniformes. No GptFNB, o Programa atende crianças e jovens na faixa etária de 7 a 16 anos, pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, matriculadas em escolas da rede pública de Brasília. Quando as atividades esportivas do Profesp forem retomadas, ele voltará a funcionar de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar.

Por Margareth Lourenço, com informações da Marinha e SEPESD

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).