Jovens têm até 30 de junho para o alistamento militar; mulheres podem se alistar de forma voluntária

Soldados marcham na frente da bandeira do Brasil.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A reta final para o alistamento militar 2025 chegou. Até o dia 30 de junho, os jovens do sexo masculino que completam 18 anos neste ano devem se apresentar para o processo seletivo obrigatório, enquanto as mulheres nascidas em 2007 podem realizar o alistamento voluntário, uma iniciativa inédita e histórica nas Forças Armadas do Brasil. O procedimento pode ser feito on-line ou nas Juntas de Serviço Militar de todo o país.

Como funciona o processo de alistamento militar

O recrutamento militar brasileiro é estruturado em cinco fases principais: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e, por fim, a incorporação ou matrícula. Desde 2003, essas etapas passaram a ser unificadas para as três Forças ArmadasMarinha, Exército e Aeronáutica — sob coordenação do Ministério da Defesa.

Os interessados podem realizar o alistamento on-line, acessando o site www.alistamento.eb.mil.br, ou, se preferirem, comparecer presencialmente a uma Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima. Quem perder o prazo está sujeito a multas e restrições administrativas, como impedimento para obter passaporte, se inscrever em concursos públicos ou assumir cargos públicos.

A novidade do Serviço Militar Feminino em 2025

Em um marco histórico, mulheres nascidas em 2007 podem, pela primeira vez, se alistar voluntariamente para o Serviço Militar Feminino. Inicialmente, foram disponibilizadas 1.465 vagas, sendo 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica, com previsão de expansão nos próximos anos.

As oportunidades estão concentradas em 28 municípios de 13 estados e do Distrito Federal, incluindo cidades como Brasília, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife. Após o alistamento, as candidatas passarão por processos seletivos rigorosos, que incluem avaliações físicas, psicológicas e documentais, semelhantes aos critérios aplicados aos candidatos do sexo masculino.

A importância estratégica do Serviço Militar

O Serviço Militar tem papel fundamental na formação de recursos humanos qualificados para as Forças Armadas, sendo a principal porta de entrada para a renovação da reserva mobilizável do país.

Além de ser uma obrigação legal para os homens e uma oportunidade voluntária inédita para as mulheres, o alistamento representa um importante passo na vida cívica dos jovens brasileiros. Os selecionados adquirem valores de cidadania, disciplina, liderança e, em muitos casos, encontram no serviço militar o início de uma carreira profissional na área da Defesa Nacional.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas