A Tenente Jornalista Raquel de Souza Alves foi agraciada como destaque da célula de Comunicação Social durante o Exercício Cooperación VII, treinamento realizado de 28 de agosto a 10 de setembro em diferentes regiões da Colômbia. A militar representou a Força Aérea Brasileira (FAB) atuando no treinamento como Public Information Officer  (PIO) – que significa Oficial de Informação Pública.

De acordo com a Tenente Raquel Alves, a missão do PIO é promover a informação e divulgar a sequência dos eventos para a imprensa e para o público em geral. “Um dos pontos fortes do nosso trabalho foi a divulgação  da atuação da FAB e do KC-390 Millennium obedecendo a todos os critérios determinados pelo Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA)”, completou.i219107292505309

A Tenente Raquel Alves disse, ainda, que atribui a conquista à sua vontade de querer divulgar a atuação da FAB e a interoperabilidade entre as Forças da melhor forma possível. “Fiquei extremamente feliz por esse reconhecimento em uma missão internacional”, frisou.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Sobre a militar

Natural do Rio de Janeiro (RJ), a Tenente Jornalista Raquel Alves formou-se em jornalismo em 2007 e ingressou na FAB em 2014, atuando desde então no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Exercício Cooperación VII

Sob o lema “Unidos para salvar vidas”, militares do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Honduras, México e República Dominicana, entre outros países, participaram do Exercício que permitiu um treinamento próximo ao real, combinando as capacidades das delegações em operações humanitárias de grande escala.

Confira as reportagens produzidas pela jornalista durante a missão na Colômbia:

FAB participa do Exercício Internacional Cooperación VII, na Colômbia

Militares da FAB participam de atendimento médico em cenário de desastre

KC-390 Millennium lança paraquedistas no Exercício Cooperación VII

Forças Aéreas Americanas treinam em cenário de tsunami

Exercício internacional Cooperación VII é encerrado na Colômbia

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).