Jogos de Guerra ganham destaque em evento online com especialistas brasileiros

Webinário sobre jogos de guerra, 16 a 18 de junho.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em um cenário de crescente complexidade estratégica, o Brasil se prepara para sediar um evento raro e altamente especializado: o 2º Webnário Brasileiro sobre Jogos de Guerra profissionais. Gratuito e com presença de especialistas civis e militares, o encontro acontecerá em junho e será moderado pelo Comandante Tito, referência em geopolítica e simulações estratégicas.

O que são Jogos de Guerra profissionais e por que eles importam

Muito além das simulações de entretenimento, os Jogos de Guerra profissionais (ou wargames) são metodologias de análise usadas para simular cenários reais, testar decisões, treinar lideranças e prever desdobramentos complexos — seja no campo militar, político, civil ou corporativo.

Usados desde a Prússia do século XIX, e consolidados por potências como EUA e Reino Unido, os wargames são ferramentas estratégicas que conjugam tomada de decisão, análise comportamental, gestão de incertezas e geopolítica prática. No meio militar, ajudam a treinar oficiais; no meio civil, podem ser usados para gestão de crises, resposta a desastres ou planejamento empresarial.

No Brasil, o uso profissional dessa metodologia ainda é incipiente — e justamente por isso eventos como este ganham importância: formar uma mentalidade estratégica capaz de simular cenários, prever riscos e fortalecer a cultura de defesa e planejamento.

A programação do evento e o perfil dos especialistas convidados

Programação do 2º webinário de Jogos de Guerra.

O 2º Webnário Brasileiro sobre Jogos de Guerra Profissionais acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de junho, sempre das 19h às 21h, com transmissão gratuita online. A programação inclui painéis temáticos, debates e apresentações de casos práticos, reunindo estudiosos e profissionais brasileiros que atuam com wargames em ambientes militares, acadêmicos e corporativos.

A moderação ficará a cargo do Comandante Tito, criador do Blog Tito – Geopolítica, referência em análises estratégicas com linguagem acessível e conteúdo técnico. A proposta do webinário é difundir o conhecimento sobre wargames no Brasil e ampliar a compreensão do seu valor como ferramenta de análise, ensino e tomada de decisão.

O papel da T&P Análises e do Blog Tito na difusão da metodologia wargame no Brasil

A organização do evento é da T&P Análises, única empresa especializada em Jogos de Guerra Profissionais no Brasil, em parceria com o Blog Tito – Geopolítica. A T&P atua oferecendo simulações para instituições civis e militares, empresas e universidades que desejam explorar cenários complexos e fortalecer sua cultura estratégica.

O Blog Tito, por sua vez, tem ampliado a discussão nacional sobre temas como defesa, segurança, geopolítica e inteligência, conectando especialistas a um público cada vez mais interessado em compreender o mundo sob uma lente analítica e realista.

A realização do webinário consolida essa iniciativa pioneira como um espaço de formação, intercâmbio e difusão de conhecimento estratégico no Brasil, fomentando uma nova geração de líderes, planejadores e analistas capazes de pensar criticamente os grandes desafios nacionais e internacionais.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui