Na tarde do dia 9 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do seu Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou a inauguração do Projeto LANDELL – a nova era das Comunicações Aeronáuticas no espaço aéreo continental brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fruto de um projeto do Programa SIRIUS Brasil, a ferramenta de comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo por enlace de dados, CPDLC, está sendo inaugurada simultaneamente nos Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III e IV), respectivamente no Recife (PE) e em Manaus (AM).

A ativação concentra-se em setores específicos das Regiões de Informação de Voo (FIR) de Belém e de Recife, controladas pelos Centros de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ) e Recife (ACC-RE), e trará grandes benefícios para as comunicações, como a complementação do atual sistema VHF por meio do uso de link de dados entre sistemas de bordo e terrestre acima do nível de voo 245, permitindo, ainda, o incremento da segurança operacional, reduzindo falhas de entendimento nas comunicações aeronáuticas ao disponibilizar um meio sem ruídos ou interferências.

A cerimônia de inauguração contou com as palavras do diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, do chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE), Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim, e dos comandantes dos CINDACTAs III e IV, respectivamente Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto e Coronel Aviador Alexander Santopietro de Sousa.

Informações do DECEA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).