Google News

De 1º a 03 de dezembro, a Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG), do Ministério da Defesa, promoveu o “IV Workshop de Geoinformação de Defesa”. As apresentações e reuniões de trabalho ocorreram no auditório do anexo e na sede do Ministério. Os participantes aprofundaram debates e estudos relacionados ao desenvolvimento do Projeto Sistema de Geoinformação de Defesa (SisGEODEF) e à apresentação do Protótipo Operacional do Geoportal do SisGEODEF.

O Geoportal consiste em uma interface web, estruturada para promover e facilitar o acesso, a disseminação e o compartilhamento de dados geoespaciais, a partir dos Bancos de Dados da Administração Central do Ministério da Defesa, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), das Forças Singulares e de Órgãos Públicos Federais. Esses dados são os insumos básicos para apoiar o processo de produção do conhecimento geoespacial, necessário ao planejamento e condução das operações militares.

O Subchefe de Integração Logística (SUBILOG), Contra-Almirante Bruno de Moraes Bittencourt Neto, participou do encerramento do evento e destacou a importância das contribuições desenvolvidas. “Os objetivos deste workshop foram plenamente alcançados, evidenciando que algumas melhorias e ajustes nos requisitos do sistema para governança da infraestrutura de dados espaciais de Defesa precisam ser efetivadas, com vistas ao melhor atendimento das demandas dos usuários do SisGEODEF”, destacou o militar.

O workshop, realizado anualmente, é a oportunidade ideal para nivelar e ampliar o conhecimento sobre o tema “Geoinformação de Defesa”, além de marcar a evolução de cada etapa e permitir a divulgação da importância do Projeto SisGEODEF, pois é um sistema dedicado ao atendimento das necessidades da Defesa e Segurança nacionais.

Participaram do evento representantes das Subchefias de Integração Logística (SUBILOG) e de Mobilização (SUBMOB) da CHELOG, das Subchefias de Comando e Controle (SC1), de Inteligência de Defesa (SC2) e de Operações (SC3) da Chefia de Operações Conjuntas (CHOC), do Censipam e dos Estados-Maiores e de órgãos de Cartografia, Inteligência, Operações, Engenharia e Meteorologia/Oceanografia das Forças Armadas.

Por Isabela Nóbrega
Editado por Margareth Lourenço
Fotos Igor Soares e Alexandre Manfrim

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui