No dia 14 de setembro, foi realizado o embarque da plataforma (cradle) de ventilação no interior do Submarino “Tonelero” (SBR-3), na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), em Itaguaí (RJ). O equipamento foi embarcado na 2ª Seção do casco resistente, materializando mais um marco no processo de construção da terceira unidade dos submarinos classe “Riachuelo”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A fabricação dessa classe de submarinos é feita por encaixes de cradles pré-montados, completando o interior das seções. Os cradles são produzidos integralmente na UFEM, consolidando uma conquista tecnológica importante dessa estratégica célula da Base Industrial de Defesa, em sua contribuição para o desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do País. O avanço também é fruto da infraestrutura industrial moderna e no estado da arte daquela Unidade, no que se refere ao processo construtivo de meios navais de elevada complexidade, como os SBR.

hjghjhgjghjhgj
Equipe executa as medições do encaixe do cradle de ventilação na seção

O avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) também pode ser medido pelas etapas de construção do “Angostura” (SBR-4), o quarto submarino com propulsão diesel-elétrica do Programa, e ainda este ano da construção da Seção de Qualificação do “Álvaro Alberto” (SN-BR), primeiro submarino convencional com propulsão nuclear do País. Mediante essa gama de realizações, o Brasil caminha para consolidar sua indústria de Defesa com benefícios diretos para outros setores da economia, alcançando uma posição de destaque no seleto grupo de países que projetam e constroem submarinos.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).