ITA forma 123 novos Engenheiros

blank

Google News

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, nesse sábado (19/12), em São José dos Campos (SP), a formatura de 123 novos Engenheiros da turma 2020. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; e do Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia.

i20122111075303240 - ITA forma 123 novos Engenheiros

Também prestigiaram a solenidade o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; o Assessor Especial do Ministro da Educação, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, dentre outras autoridades civis e militares.

O Ministro da Educação parabenizou a turma e ressaltou a qualidade do ensino do ITA. “Eu fico muito feliz ao poder veririfcar que existe no Brasil uma escola com tanta excelência. Por isso, o MEC não titubeia em estender a mão à Força Aérea para que ela possa desenvolver ensino com esta qualidade”, declarou.

i20122111074004228 - ITA forma 123 novos Engenheiros

O Comandante da Aeronáutica destacou que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica se consagrou como um grande Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento das atividades aeroespaciais no Brasil, parabenizou os formandos e desejou sucesso no futuro. “Onde estiverem, sejam assessores contributivos do Comando da Aeronáutica, a Instituição que os acolheu de braços abertos e lhes deu uma formação de excelente qualidade. Nunca deixem de honrar, reconhecer e manter sólida as relações de respeito e cortesia com todos aqueles que permanecerão no ITA e em nossas fileiras como Oficiais de carreira na Força Aérea Brasileira”, disse o Oficial-General.

O Reitor do ITA também ressaltou a importância da Instituição, que completou, em 2020, 70 anos de existência e está entre os 12 Institutos do DCTA. “Os alunos que estão se formando serão líderes em suas áreas de atuação, de engenharia e de tecnologia, e serão líderes na Força Aérea Brasileira, trabalhando em projetos estratégicos na área espacial, aeronáutica e de defesa. Eu acredito que o ITA pode contribuir de forma decisiva para estes projetos, tanto do presente quanto do futuro”, afirmou.

i20122111070206564 - ITA forma 123 novos EngenheirosNeste ano, o ITA formou 99 civis e 24 militares nos cursos de Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação e Aeroespacial. Além da entrega de diplomas dos cursos de Engenharia, foram concedidas menções honrosas a alunos que registraram as maiores notas.

Houve também a Láurea Summa Cum Laude, a maior láurea do Instituto, que é outorgada aos Engenheiros que obtiveram Média Geral Louvor (L), isto é, média geral igual ou superior a 9,5 na escala de zero a dez. Apenas 37 alunos obtiveram semelhante desempenho na história do ITA.

i20122111072007259 - ITA forma 123 novos EngenheirosEm 2020, foram feitos três registros para a Láurea Summa Cum Laude. Com a nota geral de 9,81, o Capitão Aviador João de Barro MonteiroCavalcante obteve a maior média da história do ITA no Curso de Engenharia Aeronáutica. Orador da turma de Engenharia 2020, o Capitão Cavalcante falou sobre a importância do trabalho colaborativo entre os colegas da turma. “Ninguém vence sozinho. Todos são responsáveis não somente pelos seus sucessos individuais, mas também pelos sucesso dos companheiros e amigos mais próximos, pois há sempre o que aprender com os seus semelhantes”, disse.

Também receberam a honraria o Tenente Engenheiro Aeronáutico Mateus de Paula Ribeiro e o Engenheiro Caio Felipe Siqueira Gomes.

i20122111065701649 - ITA forma 123 novos EngenheirosO Instituto

Instituição de Educação e Ensino Superior, sob jurisdição do Comando da Aeronáutica, o ITA foi criado em 1950 e integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A missão do ITA é ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse para a aviação em geral, e, em particular, à Força Aérea Brasileira; além de  manter cursos de extensão universitária, de pós-graduação e de doutorado.

Alojamento

i20122111035305422 - ITA forma 123 novos EngenheirosTambém neste sábado, as autoridades presentes realizaram o descerramento da placa de inauguração do novo prédio do alojamento estudantil. Foram entregues dois blocos de apartamentos, com capacidade para 128 alunos, como parte do projeto de ampliação da capacidade de formação do ITA e de expansão dos alojamentos estudantis.

Fotos: Soldado T. Amorim / CECOMSAER

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui