blank

Google News

No último sábado, 18/12, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), realizou cerimônia de formatura de 118 novos engenheiros, formandos da turma 2021, dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, a solenidade contou com as presenças do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e de representantes da Marinha do Brasil, além de outras autoridades militares e civis que prestigiaram o evento.

blankNeste ano, o Instituto formou 80 civis e 38 militares. Um dos destaques e momentos mais aguardados da cerimônia é a premiação anual, realizada pelo Instituto, das Láureas Magna Cum Laude, para os que tenham obtido média geral acima de oito e meio com no mínimo 50% de notas de disciplina louvor, ou seja, acima de nove e meio; e Summa Cum Laude, láurea máxima, outorgada aos formandos que obtiveram média geral louvor, isto é, média geral igual ou superior a nove e meio na escala de zero a dez.

Na turma de 2021, oito alunos registraram a média necessária para a Magna Cum Laude e oito alcançaram a média louvor para a Summa Cum Laude. Desde o início do Instituto até a presente data, foram concedidas 66 láureas Magna Cum Laude e 49 Summa Cum Laude.

O paraninfo de 2021, Sidney Breyer, iteano da turma de 1993, empreendedor e investidor de diversas iniciativas, discursou para os formandos e compartilhou um pouco de sua experiência. Sidney resumiu seu discurso nas seguintes palavras: gratidão, possibilidades, aprendizado e ação. Conforme proferido aos novos engenheiros, “intenção sem ação é ilusão”, instigando-os a colocarem em prática todo o aprendizado adquirido já ao término da cerimônia de formatura.

blankMomento marcante da solenidade foi a homenagem concedida ao Patrono da Turma. O Professor da Divisão de Computação (IEC), Fábio Carneiro Mokarzel, falecido em 2021, foi o escolhido neste ano e, na cerimônia, esteve representado por sua filha e esposa.

Durante o discurso, como orador da turma, o Engenheiro Pedro Guttierrez Silveira agradeceu ao ITA pelo apoio e, especialmente, aos colegas por todos os momentos vividos e compartilhados. “Com a grande honra de se formar no ITA, carregamos a grande responsabilidade de representar a Instituição. Quanto ao sucesso e ao brilho de todos vocês, ninguém aqui tem a menor dúvida: vocês são o ITA. Façam disso uma oportunidade de deixar um mundo melhor do que esse que encontramos quando chegamos aqui”, declarou.

blankPara finalizar a cerimônia, o Diretor-Geral do DCTA desejou suas felicitações aos formandos, ressaltando o orgulho e o sentimento de emoção a cada diploma do ITA que assina. Destacou o papel fundamental da família nessa caminhada e agradeceu por confiarem aos cuidados da Instituição seus bens mais preciosos. “Formandos, ao deixarem esse centro, continuem perseverando na busca pelo conhecimento, por meio da pesquisa e da inovação, mas não se esqueçam das ações. Muitos dos produtos da FAB, que agregam alta densidade tecnológica nas esferas civil e militar, tornaram-se possíveis, direta ou indiretamente, em virtude da formação dos engenheiros do ITA ao longo das últimas décadas”, frisou em suas palavras finais.

O Reitor do ITA concluiu a cerimônia agradecendo ao Diretor-Geral e às demais autoridades pela presença e parabenizou a conquista dos alunos, destacando o papel da “gratidão”, nos gestos e palavras de cada um durante toda a solenidade. Como surpresa de encerramento, todos os presentes puderam assistir à exibição executada pela Esquadrilha da Fumaça da FAB.

Fotos: Sargento Roberto / ITA