A Major Christiane Lima, do Quadro Complementar de Oficiais, após criterioso processo seletivo a cargo do Gabinete do Comandante do Exército Brasileiro e posterior treinamento e capacitação pré-desdobramento, foi designada para integrar a MINUSCA no período de agosto de 2021 a agosto de 2022.

A Major Christiane Lima cumpre com suas missões no Quartel-General da MINUSCA (Bangui/RCA), desempenhando a função de United Nations Staff Officer Military Police G1 com as tarefas de, dentre outras:

– Coordenar, com as Seções de Logística, Protocolo, Relações Públicas e Equipe Médica, as questões relacionadas ao pessoal do componente militar;

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

– Enviar oportunamente relatórios de sua esfera de atribuições;

– Emitir carteiras de identidade para a FHQ MINUSCA; e

– Organizar conferências relacionadas a assuntos de pessoal.

MINUSCA

O Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu renovar o mandato da MINUSCA até 15 de novembro de 2021. Também decidiu manter os atuais níveis de tropas da missão de 11.650 militares e 2.080 policiais, encarregando-os com o objetivo estratégico de criar as condições políticas, de segurança e institucionais que conduzam à redução sustentável da presença de grupos armados.

Fonte: United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic. Disponível em https://minusca.unmissions.org/en/mandate e https://peacekeeping.un.org/en/mission/minusca.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).