A Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) do Instituto de Economia da UFRJ convida para o Workshop “Big Space, Mega States and Geopolitics”, realizado nos dias 18 e 19 de março de 2020, no Salão Moniz Aragão (Praia Vermelha).

Reunião de Trabalho
“Continentalismo, Regionalismo, Mega-Estados e Grande Espaço”
Workshop “Continentalism, Regionalism, Mega States and Big Space”
Pós-Graduação em Economia Política Internacional – PEPI
Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Data: 18 e 19 de março de 2020, 13 às 19 horas.
Local: Salão Moniz Aragão (Palácio Universitário), UFRJ – Campus Praia
Vermelha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

  • Haverá tradução simultânea.

Programação

Data: 18/03/2020

13 horas – Mesa de Abertura: A pesquisa motivadora, Regionalismo e ‘Big
Space’

  • Raphael Padula (Coordenador do PEPI-UFRJ)
  • Andrés Rivarola Puntigliano (Universidade de Estocolmo)

13:15 – 18:30 horas – Eurásia e África

  • Mark Bassin (Södertörn University) – “The European New Right, Classical
    Geopolitics, and the Vision of Eurasia”
  • Mikhail Suslov (Copenhagen University) – “EU-Russia: Illiberal
    Continentalisms in Russia”
  • Numa Mazat (PEPI-IE/UFRJ) – “A projeção da Rússia na Eurásia’
  • Maurício Metri (PEPI-UFRJ, IRID) – “Poder, moeda e espaço no sistema internacional”.
    (intervalo de 30 minutos)
  • Severino Cabral (ESG) – “A projeção da China na Eurásia”
  • Katharina P.W. Döring (Södertörn University) – “The role of big-space thinking
    in contemporary African Union politics”.
  • Milton Reyes (IAEN – Equador) – “O continentalismo chinês e seus desafios”

Data: 19/03/2020

13-16 horas – Continentalismo e Regionalismo na América Latina

  • Andrés Rivarola Puntigliano (Stockholm University) – “Geopolitics and Regional Integration”
  • Hélio Caetano Farias (ECEME) – “A projeção continental e marítima do Brasil”
  • Raphael Padula (PEPI-UFRJ) – “Desafios ao continentalismo brasileiro na
    geopolítica do século XXI”

16:30-19 horas – O Brasil na Geopolítica do Petróleo

  • Leonardo Mattos (Escola de Guerra Naval – EGN)
  • Ronaldo Carmona (Escola Superior de Guerra – ESG)
  • Darc Costa (PEPI-UFRJ)
  • William Nozak (INEEP – Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo/ FUP; Doutorando PEPI-UFRJ)

Apresentação
Nos dias 18 e 19 de março de 2020, o PEPI realizará o Workshop “Big Space, Mega States and Geopolitics”. O formato será de uma reunião com apresentações de pesquisas e trabalhos de professores do PEPI, do grupo de
pesquisa sueco “Big Spaces, Continental States and Regionalism”, coordenado
pelo Prof. Andrés Rivarola Puntigliano (Diretor do Instituto de Estudos LatinoAmericanos da Universidade de Estocolmo) e convidados. As apresentações com duração de 25 a 30 minutos serão seguidas de debates de 10 minutos, tendo como tema central as projeções de poder de Grandes Estados para Grandes Espaços e suas implicações geopolíticas.
O Workshop tem como objetivo examinar a história e a relevância atual de ideias relacionadas ao “Grande Espaço” (Big Space). Durante séculos, a forma política “padrão” do Estado-nação foi desafiada pela idéia de uma entidade política supranacional em larga escala. Um exemplo é a ideia do continentalismo, que é uma categoria de pensamento do grande espaço, baseada em perspectivas geopolíticas de unificação política dentro das fronteiras de um “continente”. Em alguns casos, essa projeção e busca pelo domínio ou unificação de regiões está apoiada em uma ideologia geopolítica abrangente do continentalismo, que historicamente se baseia nas teorias do “grande espaço”. O continentalismo é usado pelas elites políticas para consolidar uma identidade geopolítica e políticas mais amplas que a nacional, para influenciar processos de formação do Estado e integração internacional. Os temas do workshop também envolvem outras dimensões do pensamento de ‘grande espaço’, como ‘civilização’, ‘mega-regiões’ ou ‘mega-estados’. Também lida com a análise de diferentes estudos de caso, que comparam interações ideológicas do ‘Big space’ na Europa, África, Rússia-Eurásia, América Latina e Ásia. Essa abordagem nos ajuda a analisar projeções geopolíticas, bem como a fluidez discursiva e a diversidade de expressões que podem ser encontradas em diferentes formas de construção das visões de ‘Grande Espaço’.
Particularmente, a proposta inicial da reunião veio do grupo de pesquisa “Big Spaces, Continental States and Regionalism”, que estará presente com quatro professores apresentando suas pesquisas.

Realização:
PEPI-IE/UFRJ
Apoio:
INEEP – Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra
Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).