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O transporte de líquidos em navios de grande porte apresenta um desafio significativo: o sloshing, ou o movimento oscilatório do líquido dentro dos tanques. Esse movimento pode causar danos estruturais e comprometer a segurança e eficiência do transporte. A maioria dos dispositivos anti-sloshing existentes recorre à divisão dos tanques em várias células menores, aumentando o peso da estrutura e os custos de construção e operação. Além disso, há painéis internos móveis que levantam questionamentos quanto à segurança e são difíceis de implementar.
A Solução da USP
A Escola Politécnica da USP desenvolveu uma solução inovadora para este problema. O dispositivo proposto pelo professor Liang-Yee consiste em painéis fixos com aberturas que dividem a estrutura em espaços menores, minimizando o efeito do sloshing. Sua fácil implementação e baixo custo o destacam em relação aos seus concorrentes. Além disso, pode ser aplicado a tanques de geometria simples ou complexa para maior aproveitamento do espaço.
Aplicações do Dispositivo Anti-Sloshing

A utilização deste dispositivo é fundamental em navios de grande carga, como superpetroleiros, cargueiros de gás natural liquefeito ou plataformas de FPSO (Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência), em que movimentos complexos causados por ondas e ventos representam desafios adicionais. Como o dispositivo é específico à geometria de cada tanque, ele não é construído em série, mas adaptado para cada caso específico, tornando-se uma solução flexível e eficiente.
Impacto e Futuro do Dispositivo Anti-Sloshing
Esta inovação tem o potencial de revolucionar o transporte marítimo de líquidos, melhorando a segurança e eficiência dos navios de grande porte. Além disso, pode contribuir para a redução dos custos de construção e operação desses navios, tornando o transporte de líquidos mais econômico e sustentável. O dispositivo anti-sloshing é um exemplo do impacto positivo que a pesquisa e a inovação podem ter na indústria marítima e na economia global.
Com informações do Jornal da USP
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