Às 6 horas e 35 minutos, ao nascer do Sol em Washington-DC, nos Estados Unidos da América, uma corrida de 5 km pelas vias do Forte Lesley J. McNair marcou o início da celebração do 7 de Setembro no Colégio Interamericano de Defesa (CID). À frente do grupamento, conduzido pelo Coronel Thales Mota de Alencar, do Exército Brasileiro, a Bandeira do Brasil ocupou posição de destaque, acompanhada do estandarte do Colégio.

WhatsApp Image 2021-09-07 at 17.17.13.jpeg

Ao final da manhã, no auditório acadêmico, os alunos brasileiros da Turma 61 realizaram breve apresentação institucional sobre o Brasil, prestigiada pelos próprios companheiros de classe, além da liderança e do efetivo do Colégio, e autoridades convidadas. Representando os alunos brasileiros da Turma 61, o Coronel James Souza Short, da Força Aérea Brasileira, entregou ao Diretor do CID, Major General James E. Taylor, lembrança institucional alusiva ao evento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

WhatsApp Image 2021-09-07 at 17.17.14.jpeg

Para o Presidente do Conselho de Delegados da Junta Interamericana de Defesa (JID), Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria, “a celebração de nossa data magna, em ambiente internacional como o CID, reveste-se de grande importância, pois a atenção de todos converge para a cultura e os valores de nosso País”, destacou o Oficial-General.

WhatsApp Image 2021-09-07 at 17.17.16.jpeg

O CID é uma instituição acadêmica internacional, ligada à Junta Interamericana de Defesa. Atualmente, 58 estudantes de 14 países do Continente Americano buscam obter, ao final do ano letivo, o Mestrado em Ciências de Defesa e Segurança Interamericanas, graduação oferecida pelo Colégio.

Com informações do Colégio Interamericano de Defesa

Fotos: 1° Sargento da USAF Mozer da Cunha

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).