A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) realizou, no dia 30 de novembro, uma sessão solene em homenagem aos 80 anos do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), da Força Aérea Brasileira (FAB), e aos 75 anos do Comando Militar do Nordeste (CMNE), Organização Militar do Exército Brasileiro. O voto de aplauso foi apresentado pelo Presidente da Casa, Deputado Estadual José Eriberto Medeiros de Oliveira, e foi recebido pelo Comandante do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e pelo Chefe do Estado-Maior do CMNE, General de Brigada Danilo Mota Alencar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“Pernambuco, como berço do nacionalismo e do Exército Brasileiro, não poderia deixar de prestar essa homenagem. Nós, pernambucanos, não costumamos nos curvar diante das dificuldades, mas não hesitamos em nos curvar em gratidão àqueles que nos apoiam. Por isso, temos a enorme satisfação de promover essa solenidade em homenagem ao II COMAR, que já desenvolveu inúmeras missões de cunho social que tanto ajudaram o povo do Nordeste, em especial o estado de Pernambuco, ao longo desses 80 anos”, disse o Presidente da ALEPE.

i2112116042406390Ainda, a solenidade teve a presença do veterano e assessor de relações institucionais do CMNE, General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho; do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, do Defensor Público Geral de Pernambuco, José Fabrício Silva de Lima; e do Consultor Jurídico da União em Pernambuco, Luciano Cavalcanti Batista, além dos Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) e das Organizações do Exército sediadas na capital pernambucana.

“Em nome do efetivo e dos veteranos do Segundo Comando Aéreo Regional, agradeço esta homenagem da Casa de Todos os Pernambucanos ao celebrarmos estes 80 anos de missões cumpridas e apoio à sociedade. Em nossas Asas, os convido para mais oito décadas de bom relacionamento e sucesso do estado de Pernambuco e da Força Aérea Brasileira”, discursou o Brigadeiro Cesar.

i2112116035305870A Zona Militar do Norte, predecessora do CMNE, foi criada pelo Decreto Lei n° 9.510, de 24 de julho de 1946, enquanto o 80º aniversário do II COMAR é comemorado em 8 de dezembro em alusão à ativação da 2ª Zona Aérea. A Organização foi criada pelo Decreto Lei n.º 3.762, de 25 de outubro de 1941. O seu primeiro Comandante foi o Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes, que assumiu o cargo ainda como Coronel e foi promovido a Brigadeiro do Ar na capital de Pernambuco.

Fotos: Cabo Alexandrino / II COMAR

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).