blank
Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e o Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Doutor Carlos Alberto Chaves, inauguram o Centro de Processamento Celular no HNMD

Google News

No dia 10 de fevereiro, foi inaugurado o Centro de Processamento Celular (CPC) do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), no Rio de Janeiro (RJ). O CPC presta apoio à Unidade de Transplante de Medula Óssea e tem por finalidade o processamento, preservação e disponibilização de células-tronco hematopoiéticas para terapia com transplante de medula óssea.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Esta terapia de alta complexidade exigiu importante investimento em qualificação técnica dos profissionais e infraestrutura, o que resultará em melhoria expressiva na qualidade do atendimento a pacientes com doenças hematológicas. A autonomia do HNMD em realizar transplante de médula óssea autólogo, no seu próprio Sistema de Saúde, é um marco para a Marinha, pioneira nas Forças Armadas nesta terapêutica.

A inauguração contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; do Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante (Md) Luiz Claudio Barbedo Fróes; do Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Doutor Carlos Alberto Chaves de Carvalho; do Diretor do Hospital Naval Marcílio Dias, Contra-Almirante (Md) Humberto Giovanni Canfora Mies; e do Vice-Diretor do Hospital Naval Marcílio Dias, Contra-Almirante (Md) Oscar Artur de Oliveira Passos.

Fonte: Marinha do Brasil