Hospital Naval de Natal recebe autoridades da Segurança Pública do RN

Autoridades reúnem-se em escritório oficial brasileiro.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em um movimento estratégico para ampliar a integração interinstitucional, o Hospital Naval de Natal (HNNa) recebeu no dia 15 de maio uma comitiva de autoridades da Segurança Pública do Rio Grande do Norte. O encontro foi marcado por diálogos sobre interoperabilidade na área da saúde, reforçando o papel do hospital como referência médica e ponto de apoio às forças de segurança na região Nordeste.

O conceito de interoperabilidade e sua aplicação entre Saúde e Segurança Pública

A interoperabilidade é um princípio que permite a atuação coordenada entre diferentes instituições, mesmo quando possuem sistemas, culturas organizacionais ou níveis de governo distintos. Na área da saúde e da segurança pública, esse conceito assume papel fundamental: otimiza recursos, compartilha informações sensíveis com segurança e acelera respostas em situações críticas.

Durante a visita, representantes da Marinha do Brasil, da Polícia Militar do RN e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) debateram como transformar o conceito em ações práticas. Isso inclui protocolos de atendimento médico conjunto, acesso facilitado a recursos hospitalares e até mesmo ações preventivas integradas, especialmente em cenários de grandes operações, eventos públicos ou calamidades.

Estrutura do HNNa e sua importância para a assistência médica militar e civil

O Hospital Naval de Natal, subordinado à Marinha do Brasil, é referência no atendimento à Família Naval, incluindo militares da ativa, da reserva, pensionistas e dependentes. Dotado de infraestrutura hospitalar moderna, o HNNa também atua como ponto de apoio para ações de Defesa Civil, campanhas de vacinação, atendimentos de emergência e cooperação com forças públicas.

Comandado pelo Capitão de Mar e Guerra (Md) Fabio Souza, o hospital possui setores especializados e capacidade de atuação em missões logísticas e médicas. Sua localização estratégica no Nordeste permite resposta rápida a demandas das Forças Armadas e apoio a instituições locais em contextos emergenciais. A visita da comitiva estadual reforça a relevância do HNNa como ponto de convergência entre as esferas federal e estadual no campo da saúde pública e operacional.

Potenciais parcerias futuras entre Marinha e forças estaduais a partir do encontro

O encontro abre portas para a formalização de acordos de cooperação técnica, programas de capacitação cruzada entre profissionais da saúde da Marinha e das polícias estaduais, além de atendimentos compartilhados em situações específicas. A partir do conceito de interoperabilidade, a proposta é criar canais permanentes de diálogo e articulação entre as instituições.

A presença de autoridades como o Secretário de Segurança Pública, Comandante-Geral da PMRN e Diretor de Saúde da PM demonstra o interesse real em construir parcerias duradouras. A iniciativa é coerente com as diretrizes estratégicas das Forças Armadas e dos órgãos estaduais, que reconhecem a importância da cooperação civil-militar para ampliar o alcance dos serviços públicos e fortalecer a segurança e o bem-estar da população potiguar.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).