O Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) sediou o seu primeiro Congresso Médico Militar, que ocorreu de 23 a 25 de março. O evento foi uma iniciativa da Direção do hospital e do diretor da Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM), professor doutor Antônio Carlos Lopes. O congresso destacou os estudos científicos e os desafios da medicina em operações militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O professor Antônio Carlos Lopes explicou que “o congresso é de grande importância para apresentar novas pesquisas, divulgar novas tecnologias e agregar civis e militares dentro dos pilares do Exército, que são a hierarquia e a disciplina”.

Já o Diretor do HMASP, o General de Brigada Médico Marco Aurélio Nunes Pereira, destacou que “sediar um congresso dessa dimensão vem ao encontro da vertente que transformou o HMASP em hospital quaternário: o ensino e a pesquisa juntamente com a vertente de cirurgias de alta complexidade”.

O Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, conduziu a palestra de abertura e falou sobre sua vasta experiência em operações militares, destacando as semelhanças entre a carreira do militar e a carreira do médico.

O Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella Júnior, palestrou sobre a Ética Militar e enalteceu a atuação dos integrantes do HMASP. Ele enfatizou a dedicação e a empatia demonstradas particularmente durante a pandemia de covid-19, e referiu-se aos profissionais da saúde como “os heróis de branco”.

Dentre os palestrantes civis, o doutor Paulo Muzy falou sobre Exercício e Nutrição, o doutor Renato Delascio Lopes tratou do tema dos Anticoagulantes Diretos, e a doutora Rozania Soeli dos Santos Sobreira abordou a Medicina Aeroespacial, todos temas de alta relevância para a medicina militar.

Fonte: Hospital Militar de Área de São Paulo



Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).