blank

Google News

O Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) sediou o seu primeiro Congresso Médico Militar, que ocorreu de 23 a 25 de março. O evento foi uma iniciativa da Direção do hospital e do diretor da Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM), professor doutor Antônio Carlos Lopes. O congresso destacou os estudos científicos e os desafios da medicina em operações militares.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O professor Antônio Carlos Lopes explicou que “o congresso é de grande importância para apresentar novas pesquisas, divulgar novas tecnologias e agregar civis e militares dentro dos pilares do Exército, que são a hierarquia e a disciplina”.

Já o Diretor do HMASP, o General de Brigada Médico Marco Aurélio Nunes Pereira, destacou que “sediar um congresso dessa dimensão vem ao encontro da vertente que transformou o HMASP em hospital quaternário: o ensino e a pesquisa juntamente com a vertente de cirurgias de alta complexidade”.

O Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, conduziu a palestra de abertura e falou sobre sua vasta experiência em operações militares, destacando as semelhanças entre a carreira do militar e a carreira do médico.

O Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella Júnior, palestrou sobre a Ética Militar e enalteceu a atuação dos integrantes do HMASP. Ele enfatizou a dedicação e a empatia demonstradas particularmente durante a pandemia de covid-19, e referiu-se aos profissionais da saúde como “os heróis de branco”.

Dentre os palestrantes civis, o doutor Paulo Muzy falou sobre Exercício e Nutrição, o doutor Renato Delascio Lopes tratou do tema dos Anticoagulantes Diretos, e a doutora Rozania Soeli dos Santos Sobreira abordou a Medicina Aeroespacial, todos temas de alta relevância para a medicina militar.

Fonte: Hospital Militar de Área de São Paulo