Homenagem de Pistoia na Itália às enfermeiras voluntárias da FEB

blank

Um monumento dedicado à memória das enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi inaugurado, no dia 23 de abril, na Piazza della Resistenza, em Pistoia. O tributo às voluntárias brasileiras que atenderam aos feridos de guerra no hospital de campanha criado na cidade italiana, em 1944, foi erigido em pedra mármore e placa de metal, sobre um canteiro de flores com terra brasileira.

“As enfermeiras que optaram por se alistar, o fizeram contrariando as imposições e restrições sociais da família, sentindo a necessidade de se emancipar. O monumento será o testemunho perene da relação, não só perceptiva, mas também poética, que misturará o presente e o passado das mulheres da FEB, verdadeiras paladinas da liberdade”, lembrou o Adido Militar da Embaixada do Brasil em Roma, Coronel André Luiz dos Santos Franco, durante a cerimônia.

A solenidade seria realizada no dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e foi adiada em razão dos protocolos contra a covid-19.

Em julho de 1944, 73 enfermeiras chegaram a Pistoia e trabalharam no 16º Evacuation Hospital, que ficava localizado na atual Piazza della Resistenza, atendendo aos feridos que lutavam nos Apeninos, ao longo da Linha Gótica.

O prefeito  Alessandro Tomasi comentou: “Na Praça da Resistência queremos lembrar as muitas pessoas que ajudaram e lutaram atrás das linhas. Também homenageamos nossos amigos brasileiros com esse monumento”. Pistoia já abriga o Monumento Votivo Militar Brasileiro, no mesmo local dos antigos jazigos dos 465 militares brasileiros que sacrificaram suas vidas na luta pela paz e pela liberdade.

Durante o evento, o Coronel Santos Franco realizou a aposição da medalha “Tributo à FEB” no estandarte municipal de Pistoia.

A cerimônia contou com a presença de autoridades militares italianas e representantes de entidades que participaram do projeto, em parceria com a Prefeitura de Pistoia e o Exército Brasileiro, como a Associação Linea Gotica Pistoiese Onlus, Fundação Cassa di Risparmio di Pistoia e Pescia, Vival Banca e Consulenti Finanziari Mediolanum.

A homenagem, além de ser um reconhecimento do importante papel desempenhado pela FEB na campanha da Itália, é mais um testemunho do vínculo fraterno entre aquele país e o Brasil.

Fonte: DPHCEx

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui