Procedimento de implante de Cardiodesfibrilador Subcutâneo pela equipe do Serviço de Eletrofisiologia Invasiva e Estimulação Cardíaca do HNMD

O Serviço de Eletrofisiologia Invasiva e Estimulação Cardíaca Artificial do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) realizou o implante de um cardiodesfibrilador subcutâneo em paciente portador da Síndrome de Brugada, procedimento este nunca realizado no âmbito das Forças Armadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Síndrome de Brugada é um distúrbio da eletrofisiologia cardíaca e predispõe arritmias ventriculares que podem ser fatais. O procedimento é realizado de forma menos invasiva do que os utilizados usualmente, reduzindo risco de complicações.

dweag6dh6rjtyikjuhgf
Resultado radiológico final

Com o implante o paciente fica protegido de eventual morte súbita por arritmia, pois o aparelho é dotado de tecnologia capaz de realizar a detecção e a desfibrilação do coração (aplicação de choques). Agora, esta moderna tecnologia está disponibilizada aos usuários do Sistema de Saúde da Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).