Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Herói de guerra da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o ex-combatente Modesto Mariano de Britorecebeu, em sua casa em Curitiba, uma homenagem do Exército por ocasião da data de seu aniversário, 11 de março, quando completou 98 anos de vida. O comandante da 5ª Região Militar (5ª RM), Gen Bda Ronaldo Morais Brancalione, ao parabenizá-lo, ofereceu-lhe uma moeda alusiva à 5ª RM e um certificado pelos feitos de coragem durante a 2ª Guerra Mundial.
Parte da Banda da 5ª Divisão de Exército também marcou presença, comandada pelo Subtenente Daniel. Os militares tocaram a “Canção do Expedicionário”, “Parabéns a você” e outras músicas. Também participaram das homenagens familiares e integrantes da Polícia Militar.
O então Soldado Brito era padioleiro durante a heroica participação do Exército Brasileiro na Campanha da Itália, em 1944/45. Uma de suas missões era socorrer as vítimas nos campos de batalha e carregá-las em macas para atendimento médico.
Casado com Dalvina, de 96 anos, Modesto Brito teve três filhos (já falecidos) e tem três netos: Jefferson, Edineia e Guilherme. Edineia, de 38 anos, viveu duas experiências inesquecíveis ao lado do avô. Em 2010 e 2015, ela o acompanhou em viagens pela Itália para refazer os principais caminhos da guerra.
Ela também lembra de um fato curioso em 2010: “Meu avô sempre contava uma história de uma moça que ele ajudava com alimentação e outros utensílios. De tanto falar e contar os detalhes aos italianos, achamos essa moça em uma das cidades no percurso de Monte Castelo. O encontro foi emocionante. Toda a família dela chorou, agradeceu. O italiano é muito agradecido ao brasileiro.”
O ex-combatente contava várias histórias à neta. Ela compartilha: “Na época da guerra, italianos pediam comida aos brasileiros porque viviam na extrema pobreza. O povo italiano é muito grato por isso e, nas nossas viagens, os moradores das cidades faziam fila para cumprimentá-lo. Eles choravam, apertavam as mãos dele. Meu avô sempre oferecia algo para eles comerem”.
A homenagem ao 2º Tenente Modesto Brito se estende a todos os militares da FEB que lutaram ao lado dos aliados contra os nazistas, especialmente em memória aos que já faleceram. Waldomiro Zavadzki e José Basílio da Silva Filho, por exemplo, nos deixaram neste início de 2021. Nossa reverência aos heróis de guerra.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395